A primeira-dama do Estado do Amazonas, Nejmi Jomaa Abdel Aziz, agora é de fato e de direito cidadã do Amazonas, após ser condecorada hoje (7), pelo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), autor da propositura.

Emocionada, a mais nova cidadã do Amazonas durante o discurso para mais de 500 convidados, disse que escolheu o Amazonas para morar porque contém a maior biodiversidade do planeta, o que aumenta ainda mais sua responsabilidade de lutar pela preservação do meio ambiente e preservação e sustentabilidade da Amazônia. “É fácil me entregar a esse Estado que abriga muitas riquezas. Eu já me sentia uma cidadã amazonense. Vou continuar na luta pela concretização de oportunidades na área da Inclusão social”, acrescentou.

Para Nejmi Aziz, contribuir para que o Amazonas avance de forma a proporcionar mais justiça social, saúde, educação e segurança é essencial. “Cuidar das pessoas e criar oportunidades para que todos vivam bem”, afirmou.

A primeira dama credita também, que um ato solidário pode transformar a vida de muitas pessoas, com incentivo e mobilização pela solidariedade. “Tanto quanto um bem material é preciso doar atenção, uma palavra amiga, uma abraço, um sorriso, carinho e atenção a quem necessita”, completou.

“É um trabalho que tem trazido muitas pessoas para somar com a gente, observando que em cada hospital vários projetos estão sendo realizados para levar sorriso e alegria às crianças. Queremos somar e levar a conscientização dos direitos que a sociedade tem e que muitas vezes não sabe”, disse.

Ao falar da campanha do Aleitamento Materno, da campanha de Doação de Sangue, Nejmi Aziz ressalta que sempre tem que pensar como se fosse alguém da família, que precisa de ajuda. “É um ato de amor que todos nós devemos manter”, completou.

Trabalho Social

Como primeira-dama do amazonas, após a eleição de Omar Aziz, Nejmi continuou e ampliou seu trabalho solidário com determinação e dedicação a mais de 110 instituições sociais amazonenses, na capital e no interior, segundo os preceitos da gestão Omar: criar oportunidades às pessoas.

Nejmi Aziz também realiza trabalho social voluntário no governo, participando, ouvindo e incentivando os programas sociais de assistência social, saúde, educação e meio ambiente. Programas que tem contribuído para fortalecer a qualidade de vida das famílias amazonenses, com foco no cuidado e geração de oportunidades às pessoas.

Envolvida e comprometida em estimular a capital e os municípios do interior, para que promovam campanhas sociais dentro de uma Rede Solidária, Nejmi realiza apelo ao Combate a Violência Doméstica, a Violência Doméstica, a Violência Sexual contra Crianças e Adolescente, Combate às drogas e a Exploração do Trabalho Infantil, combate ao bullying, Combate à AIDS, além de incentivar a doação de leite materno, a doação de sangue e medula óssea, a prática dos exames da mama e de colo do útero para mulheres, bem como campanhas de segurança no transito, desarmamento infantil e o estímulo ao plantio de árvores.

Desafios

Em outubro deste ano Nejmi Aziz foi designada pelo Governador Omar Aziz a assumir a presidência de honra do Fundo de Promoção Social do Estado (FPS), apoiando projetos de ONGs e OSCIPs voltados para a geração de trabalho e renda, inclusão social e criação de oportunidades às pessoas.

Reconhecimento

Além do título de cidadã amazonense, concedido hoje, Nejmi também foi condecorada com a Medalha Zany dos Reis, da Camara Municipal de Manaus, Medalha Tiradentes, Medalha do Mérito Policial Militar, titulo de Mulher do Ano de 2010, concedido pelo Jornal A Crítica, entre outros.

Origem

Nejmi Jomaa Abdel Aziz nascida em Foz do Iguaçú, Paraná, no dia primeiro de maio de 1970. É filha de Mohamad e Ester Jomaa.

Desde 1994 escolheu o Amazonas como sua morada, terra em que formou sua família e construiu a carreira profissional. “O Amazonas é o melhor lugar para se viver. Casada com o governador do Amazonas, Omar José Abdel Aziz e mãe de Emjen, Enzo e Johara.