O general de brigada do Exército Brasileiro, Thaumaturgo Sotero Vaz, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quinta-feira (12), com a Medalha Ruy Araújo em uma Sessão Especial de autoria do deputado estadual Abdala Fraxe (PTN). Por 40 anos, o general dedicou sua vida ao serviço militar, atuando, inclusive, em áreas de fronteira.

Os serviços prestados pelo general na região lhe credenciaram a receber a comenda, entregue pelos deputados Abdala Fraxe, Vicente Lopes (PMDB), que dirigiu a Sessão Especial e Sinésio Campos (PT), que representou o governador Omar Aziz (PSD). Os deputados aproveitaram para enaltecer a vida pública de Thaumaturgo Sotero Vaz, seja no Exercito, bem como desenvolvendo suas funções em secretarias estaduais e na Prefeitura de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus).

Abdala Fraxe justificou a comenda dizendo que o general Thaumaturgo é um homem preocupado com as causas amazônicas, diante das dificuldades que a região enfrenta. “Mais do que isso, é uma pessoa que lutou a vida inteira para diminuir as dificuldades inerentes ao nosso Estado”, disse. “O Exército tem uma função excelente neste Estado e na Amazônia e o general Thaumaturgo que nasceu e vive neste Estado, onde deu sua contribuição a frente do Comando Militar da Amazônia (CMA) e de órgãos públicos, deu uma excelente contribuição” disse o deputado Artur Bisneto (PSDB).

Para Sinésio Campos, além das Forças Armadas, o general Thaumaturgo prestou excelentes serviços como cidadão, por se tratar de um homem que contribuiu com os governos deste Estado, entre os quais o do professor Gilberto Mestrinho. Enquanto isso, Vicente Lopes, que foi médico do homenageado, também elogiou a atuação do general nas Forças Armadas.

Homenageado

De acordo com Thaumaturgo Sotero Vaz, a Assembleia Legislativa foi muito generosa em lhe outorgar a comenda, daí se sentir extremamente grato e vaidoso. “A maior honra é receber uma comenda que leva o nome do célebre político amazonense Ruy Araújo, que ocupou um dos assentos desta Casa”, disse o homenageado, afirmando que há quatro anos retornou ao CMA como assessor parlamentar.

Também estiveram presentes na homenagem, o general de brigada Franklinberg de Freitas, que representou o Comando Militar da Amazônia (CMA), o Cel. Antonio Santos, representando o Corpo de Bombeiros do Amazonas, o deputado Ivo Som (PTN), representando a Assembleia Legislativa de Roraima, o delegado José Campelo Aníbal, representando a Secretaria de Segurança Pública, e o empresário Moisés Israel, representando a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).

Manaus, AM 12/09/2013 - Sessão Especial em homenagem ao General Thaumaturgo Sotero Vaz, entrega da Medalha Ruy Araújo com a presença de deputados e demais autoridades. Propositura do deputado Abdala Fraxe (PTN). (Fotos: Alberto César Araújo/Aleam) Manaus, AM 12/09/2013 - Sessão Especial em homenagem ao General Thaumaturgo Sotero Vaz, entrega da Medalha Ruy Araújo com a presença de deputados e demais autoridades. Propositura do deputado Abdala Fraxe (PTN). (Fotos: Alberto César Araújo/Aleam) Manaus, AM 12/09/2013 - Sessão Especial em homenagem ao General Thaumaturgo Sotero Vaz, entrega da Medalha Ruy Araújo com a presença de deputados e demais autoridades. Propositura do deputado Abdala Fraxe (PTN). (Fotos: Alberto César Araújo/Aleam) Manaus, AM 12/09/2013 - Sessão Especial em homenagem ao General Thaumaturgo Sotero Vaz, entrega da Medalha Ruy Araújo com a presença de deputados e demais autoridades. Propositura do deputado Abdala Fraxe (PTN). (Fotos: Alberto César Araújo/Aleam) Manaus, AM 12/09/2013 - Sessão Especial em homenagem ao General Thaumaturgo Sotero Vaz, entrega da Medalha Ruy Araújo com a presença de deputados e demais autoridades. Propositura do deputado Abdala Fraxe (PTN). (Fotos: Alberto César Araújo/Aleam) Manaus, AM 12/09/2013 - Sessão Especial em homenagem ao General Thaumaturgo Sotero Vaz, entrega da Medalha Ruy Araújo com a presença de deputados e demais autoridades. Propositura do deputado Abdala Fraxe (PTN). (Fotos: Alberto César Araújo/Aleam)