Deputado disse que a proposta que viabiliza emancipação de distritos deve ser analisada novamente

Mais de 800 moradores do distrito de Santo Antônio de Matupi, no interior do município de Manicoré, receberam nesse fim de semana a visita técnica da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A visita foi solicitada pelos moradores e serviu para orientar a comunidade sobre a proposta de transformar Santo Antônio do Matupi em município.

O presidente da Comissão de Assuntos Municipais, deputado estadual Tony Medeiros (PSL), foi recebido por moradores e estudantes, que fizeram passeata pelas ruas da cidade. De acordo com a professora Sueli Nogueira, “a proposta de transformar Matupi em município é um sonho antigo da comunidade”.

A reunião com moradores aconteceu na quadra da escola estadual Santo Antônio do Matupi, onde estiveram presentes o deputado Tony Medeiros e o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Matupi, Eduardo Gervásio. A reunião teve também a presença do presidente da Associação dos Madeireiros de Matupi, Samuel Martins, o representante do Departamento Nacional de Produção Mineral, geólogo Fred Cruz, além de empresários, estudantes e moradores de Matupi.

Tony Medeiros explicou aos moradores que a criação de municípios em todo País ainda não foi liberada pelo Congresso Nacional. Porém, segundo o parlamentar, a proposta que viabiliza a emancipação de distritos deve ser analisada novamente, em Brasília, até o final do ano.

O deputado explicou que Matupi possui a maioria dos requisitos necessários para emancipação, como ter população superior a seis mil habitantes, não estar em área de preservação ambiental, tampouco em terras da União, entre outros critérios. “O Congresso Nacional deve votar, ainda este ano, a Lei complementar que regulamenta a criação de municípios no País”, disse Tony. “Nessa Lei estão os critérios que devem ser cumpridos por todas as comunidades que desejam virar município”, acrescentou.

O presidente da Associação dos Produtores Rurais de Matupi, Eduardo Gervásio, destacou que o distrito tem mais de 12 mil habitantes, ou seja, um número superior de moradores ao que será exigido pela Lei. Gervásio também disse que Matupi possui economia ativa, derivada da produção bovina e da comercialização de madeira. “Somos o 4º maior produtor de gado do Amazonas e o primeiro produtor de madeira no Estado. Nossa economia é forte, com geração de empregos e renda para nossos moradores”, afirmou Gervásio.

O geólogo Fred Cruz, do DNPM, destacou que Matupi é a localidade no Amazonas com maior chance de se tornar município. “Assim que a Lei for aprovada em Brasília, o distrito de Matupi será uma das primeiras localidades a, com certeza, se tornar novo município no Amazonas”, declarou.

Antes de terminar a reunião, Tony Medeiros se comprometeu a manter informados os moradores de Matupi sobre a tramitação da Lei complementar em Brasília. “Assim que tivermos a informação da aprovação da Lei, terei o prazer de dar a notícia a todos os moradores da localidade, pois sei o quanto este sonho representa para a população de Matupi”, comprometeu-se o deputado.

Nova fábrica de laticínios de Matupi

Durante visita ao distrito de Matupi, o deputado Tony Medeiros e técnicos da Comissão de Assuntos Municipais da Aleam conheceram a primeira indústria de laticínios da comunidade. A fábrica, que será inaugurada nos próximos meses, irá beneficiar toda produção de leite de Matupi, permitindo a fabricação de vários tipos de queijo, bem como de leite em pó.

Com o funcionamento da fábrica, os pecuaristas de Matupi planejam expandir a economia da localidade, atualmente centralizada na produção de gado de corte e no comércio de madeira.

O deputado também conheceu o polo madeireiro de Matupi, que exporta a produção para o mercado consumidor do Sul e Sudeste do País. O presidente da Associação dos Madeireiros de Matupi, Samuel Martins, explicou que o setor trabalha com madeiras certificadas e todo trabalho é fiscalizado pelo Ibama. “Somos o maior produtor de madeira certificada do Amazonas, contribuindo para a geração de empregos e renda não apenas em Matupi, mas em vários municípios do Amazonas”, concluir Samuel Martins.

 

Texto e Fotos: Assessoria do Deputado

TONY MEDEIROS_MATUPI (1) TONY MEDEIROS_MATUPI (3)