Homenagem a Conceição Sampaio veio após aprovação dos parlamentares ao projeto de Ricardo Nicolau

Por iniciativa do deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizará, nesta quarta-feira (17), a Sessão Especial de outorga do Título de Cidadã Amazonense à deputada estadual Conceição Sampaio (PP). A cerimônia ocorrerá às 10h no plenário Ruy Araújo.

A concessão da homenagem veio após aprovação unânime dos parlamentares ao Projeto de Lei nº 88/2013 de autoria de Ricardo Nicolau. “Tenho a certeza de que prestamos uma justa homenagem à deputada Conceição, que tanto contribui para o bem do nosso Estado”, declara.

Natural de Alenquer (PA), Maria da Conceição Sampaio Moura tem 48 anos, é casada, radialista profissional e acumula dez anos de vida pública em defesa da mulher e das famílias. Após dois mandatos de deputada estadual na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Conceição Sampaio passará a representar o Amazonas em Brasília como deputada federal entre 2015-2018.

Conceição Sampaio ingressou na política em 2004, quando foi eleita vereadora de Manaus pelo Partido Trabalhista do Brasil (PT do B). No ano seguinte filiou-se ao Partido Progressista (PP), tornando-se líder do partido na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Em 2006, foi a mulher mais votada das eleições sendo eleita para o primeiro mandato de deputada estadual com 20.469 votos. Na Aleam assumiu a presidência da Comissão dos Direitos da Mulher e das Famílias, onde teve atuação de destaque.

Atuando ao lado dos movimentos sociais, a deputada levou a Comissão a 21 Câmaras do interior do Estado e foi responsável por trazer ao Amazonas a senhora Maria da Penha Maia Fernandes, símbolo do combate à violência contra a mulher, para uma Audiência Pública na Aleam.

Foi reeleita para o cargo de deputada estadual em 2010, sendo novamente a mulher mais votada com 35.503 votos. No Biênio 2011/2012, como vice-presidente da Aleam, atuou diretamente na parceria do Legislativo com o Judiciário por meio de um termo de cooperação que levou profissionais especializados para a Vara Maria da Penha.

Em 2012, Conceição Sampaio foi designada presidente da Comissão Especial Mista de Atualização da Constituição Estadual. No ano seguinte, foi relatora de dois projetos de lei históricos: de criação da Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres e do programa de imunização com a vacina contra o HPV.

Nas eleições deste ano, Conceição Sampaio foi eleita deputada federal pelo Amazonas após conquistar 71.878 votos nas urnas. Será a única mulher a fazer parte da bancada amazonense na Câmara Federal nos próximos quatro anos.

SUGESTÃO DE PAUTA

Assunto: Cerimônia de outorga do Título de Cidadã Amazonense à deputada Conceição Sampaio

Data: Quarta-feira, 17 de dezembro

Horário: 10h

Local: Plenário Ruy Araújo – Aleam (avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3950, Parque Dez, Edifício Deputado José de Jesus Lins de Albuquerque)

Contato: Pamela Mota (98413-7955) e Thiago Barros (98153-7004) / Gabinete 3183-4630.

Texto: Assessoria do Deputado Ricardo Nicolau