O Colégio Estadual Dom Pedro ll, localizado na av. Sete de Setembro, no centro de Manaus, elegeu na manhã desta quinta-feira (20), o 19º deputado estudante para representar o colégio no Parlamento Jovem, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Faltam ainda cinco deputados para completar a bancada de 24 deputados.

Numa eleição acirrada, disputaram o pleito os alunos Victor Rosa, Maria Gabriela, Letícia Favoretti, Samuel Lira e Abraão Nogueira, todos defendendo a bandeira da Educação. A eleição foi direta envolvendo alunos das turmas do 3° ano do ensino médio, vencendo Abraão Nogueira, 16, (titular) e Maria Gabriela Lima Damasceno, 16, (suplente).

Explicando a importância do Parlamento Jovem na vida dos alunos, a gerente do setor de Educação Cidadã da Escola do Legislativo, Cassandra Serejo destacou a oportunidade que eles têm de adquirir conhecimentos gerais e de aprender sobre política, como exercer o direito de voto e como é a atuação do Poder Legislativo.

Segundo Cassandra Serejo, a Escola do Legislativo pretende concluir as eleições dos jovens deputados até o fim do mês de abril. “Esta será a 10ª Legislatura do programa e deve acontecer em maio, possivelmente entre os dias 15 e 26, quando todos os alunos eleitos vão estar juntos para receber orientações de como vão atuar no período em que estarão com mandato”, completou Cassandra.

Aluno do 3° ano, Abraão Nogueira foi eleito pela maioria dos votos após sua explanação defendendo a bandeira da Educação. Ele disse que o motivo que o levou a se candidatar a uma vaga no Parlamento Jovem, foi a falta de opção dos alunos na área de Educação. “Como deputado, vou procurar elaborar projetos que venham beneficiar os alunos e a população não apenas dos jovens, mas todos de modo geral”, explicou.

A segunda colocada Maria Gabriela pretende cursar Engenharia após concluir o ensino médio. Ela teve como foco, também, a bandeira da Educação e assinalou que achou muito interessante o programa desenvolvido pela Escola do Legislativo, principalmente, pelo fato de adquirir conhecimento sobre política e de poder conhecer de perto, como funciona o Parlamento Estadual.