Na manhã desta quinta-feira (20) os servidores da Escola do Legislativo Senador José Lindoso estiveram reunidos com a Diretoria de Planejamento e Modernização da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e receberam as orientações necessárias para a implantação do Programa 5S, o primeiro de um pacote de cursos que visa a adequação e certificação das normas do Programa ISO 9001:2008.

“Na semana passada, a Diretoria de Modernização deu início ao processo de sensibilização e treinamento dos servidores da Aleam para a certificação das normas do Programa ISO 9001:2008, começando com o Programa 5S, pelo fato de ser o programa que vai preparar os servidores e organizar os setores para que possam passar para outras etapas do Programa de Gestão da Qualidade. Estamos atendendo um pedido da diretora da Escola do Legislativo, que solicitou essa reunião com todos os servidores do setor. É muito bom ver a vontade dos servidores em colaborar com o programa”, disse a diretora de Planejamento e Modernização, Socorro Siqueira.

Para a diretora da Escola do Legislativo, Jaqueline Ferretti Monteiro, é de extrema importância orientar e esclarecer todas as etapas do programa 5S para a plena implantação do programa na Escola do Legislativo. “Estamos todos na expectativa de implantar o 5S, pois sabemos que ele irá promover organização, qualidade de vida e também de trabalho para todos nós da Aleam”, ressaltou Jaqueline.

Durante a reunião o professor do Programa 5S e assessor da Diretoria de Planejamento e Modernização, Heitor Augusto Santos de Alencar, trabalhou conceitualmente os 5S, que são o senso de utilização ou descarte; senso de ordenação ou arrumação; senso de conservação ou limpeza; senso da saúde; e senso da autodisciplina. Heitor explicou que a implantação do Programa 5S vai melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos servidores da Aleam. “Esse é o objetivo específico do programa 5S, além de criar e padronizar uma rotina de trabalho”.

Para acompanhar a execução do programa, dando orientações e tirando possíveis dúvidas dos servidores, a coordenadora do programa 5S, Helen Benigno, já deu início ao processo de supervisão nos setores da Assembleia Legislativa. A intenção é visitar todas as salas da Casa Legislativa, dando suporte técnico aos servidores.

Tags: