Texto: Assessoria do Deputado

Os enfermeiros e enfermeiras do Estado foram homenageados na manhã desta sexta-feira (12), Dia Internacional da Enfermagem, em Sessão Especial no Plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A iniciativa foi de autoria dos deputados José Ricardo Wendling (PT), Sinésio Campos (PT) e Luiz Castro (REDE).

“Além das merecidas homenagens, é preciso refletir sobre a profissão e seus desafios”, afirmou o deputado José Ricardo. Para ele, o poder púbico deve ser cobrado para que a saúde pública melhore e seus profissionais sejam mais valorizados.

“Temos problemas nos hospitais, principalmente no interior do Estado, onde faltam materiais e estrutura para o exercício da profissão, e os trabalhadores da saúde lutam pelo piso salarial, jornada de trabalho justa e salários dignos. Por isso, não podemos aceitar desvios de recursos e a corrupção. Cobro concurso público para a área e auditoria em todos os contratos. Somente na Operação Maus Caminhos foram denunciados desvios de mais de 100 milhões de reais. Recursos que faltam para melhorar a estrutura dos hospitais, bem como para valorizar os profissionais da saúde. Estamos juntos nesta luta. Parabéns a todos os enfermeiros e enfermeiras, técnicos e auxiliares”, declarou o parlamentar, ressaltando ainda que esses profissionais são fundamentais para salvar vidas e garantir a saúde das pessoas.

Dentre os profissionais que receberam as homenagens pelo trabalho executado com dedicação e empenho, destacam-se: Júlia Mônica Benevides, chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa da FCecon; Helen Cristine Figueiredo, enfermeira coordenadora da Central de Transplante do Amazonas; Rosineide Lopes, enfermeira da Unidade Básica de Saúde 45; Maria Suely Pereira, coordenadora da Residência em Enfermagem Obstétrica do Amazonas; Ilse Sodré, doutora em enfermagem obstétrica da Escola de Enfermagem; Maria Raika Lobo, coordenadora do Lar das Marias e professora de assistência da Escola de Saúde da UEA; e Cacilda Lourenço, coordenadora da UTI e Pronto Socorro João Lúcio.

A diretora da Escola de Enfermagem de Manaus, Nair Chaisse, agradeceu a homenagem feita pelos parlamentares e parabenizou todos os profissionais pelo trabalho desenvolvido em prol da saúde do Amazonas. “O tema da Semana de Enfermagem deste ano, proposto pela Aben (Associação Brasileira de Enfermagem), “Boa práticas de enfermagem, na construção de uma sociedade democrática” nos faz refletir para irmos além do trabalho técnico para atuar na dimensão política, devendo compartilhar saberes com a população, além de ajudar a construir a autonomia dos sujeitos”.

A representante do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Neuza Correia Paula, também parabenizou todos os profissionais pelo seu dia, destacando que, muitas vezes, eles precisam ser mais valorizados. E convidou a todos para participar da 13ª Semana de Enfermagem, nos dias 16 e 17 de maio, no Teatro Manauara, uma realização do Conselho Regional de Enfermagem.

Sobre a data

O Dia Internacional da Enfermagem é comemorado mundialmente desde o ano de 1965. A data oficial (12 de maio) foi decidida pelo Conselho Internacional de Enfermeiros em 1974. No Brasil, esta data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas, por meio de Decreto-Lei, em 1938.

Participaram da Sessão Especial representantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Amazonas (Simpeam), da Fundação Alfredo da Mata, da Fundação de Medicina Tropical, além de faculdades de Enfermagem de Manaus e cursos de técnicos, dentre outros.

Gabinete do Deputado José Ricardo (PT)

Cristiane Silveira — (92) 8816-1862 / 8209-7306

cristianesilveira.jornalista@gmail.com