Nesta quinta-feira (18) a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) empossou os 24 integrantes da 10ª legislatura do Parlamento Jovem 2017, Programa realizado por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso. A Sessão Especial foi realizada no Plenário Ruy Araújo, com a presença dos deputados da Casa, jovens deputados e familiares dos participantes.

Após a abertura da Sessão Solene feita pelo vice-presidente da Casa, deputado Belarmino Lins (Pros), os trabalhos da Mesa Diretora preparatória passaram a ser presididos pela estudante Tássia Graça Silva de Oliveira e foram secretariados pelos estudantes Jean Vinicius da Costa Araújo e Paloma Kaline Costa de Souza.

Após o juramento da presidente da Mesa provisória, foi feita uma chamada nominal dos jovens deputados para que de cada um fizesse seu respectivo juramento. Os participantes são alunos finalistas do ensino médio, da rede estadual de ensino e de escolas particulares, da capital e do interior, eleitos pelo voto direto de seus colegas estudantes.

Nos dez anos de existência do Programa, a Casa Legislativa empossou 480 jovens deputados. Na opinião da diretora da Escola do Legislativo, Jaqueline Ferretti, essa é uma contribuição importante do parlamento estadual para o cenário político amazonense futuro. “Ficamos felizes de sermos os protagonistas neste trabalho de plantar essa semente”, mencionou, ressaltando que a Aleam ganha notoriedade por esta dedicação

A gerente de Educação Cidadã da Escola do Legislativo, Cassandra Serejo, coordenadora do Programa, mencionou que na atual conjuntura política do país é um desafio falar de política nas escolas. “Mas isso nos move a fazer o melhor e é por isso que a gente faz história”, assinalou, frisando que os participantes elaboram projetos de lei estadual e federal, assistem aulas de processo legislativo, cidadania, ética e variadas dinâmicas ao longo desses dez dias.

Também se manifestaram os deputados Sidney Leite (PROS), Sinésio Campos (PT), Dr. Gomes (PSD), José Ricardo (PT), Augusto Ferraz (DEM) e Dermilson Chagas (PEN), destacando a importância do programa para o futuro político do Estado. O secretário Extraordinário de Estado, Fernando Figueiredo, representou o governador interino David Almeida (PROS); enquanto o vereador Luis Filipe Silva Souza (PTN) representou o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wilker Barreto (PHS).

O que é?

O programa Parlamento Jovem é uma oportunidade para que jovens cidadãos amazonenses possam conhecer e experimentar, durante dez dias, a jornada de trabalho dos deputados estaduais. No âmbito estadual, o programa foi criado pela Resolução Legislativa Nº 375/05, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Realizado anualmente, o Programa foi criado pela Aleam em 2008 e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático.