Na tarde desta quinta-feira (18), no Plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), foi eleita a Mesa Diretora da 10ª edição do Programa Parlamento Jovem, que tem como objetivo possibilitar a estudantes finalistas do ensino médio a vivência do processo democrático, por meio da participação de uma jornada parlamentar com exercício do mandato.

A Mesa Diretora recém-eleita foi eleita com treze votos e é composta pelo presidente Vitor Manoel, vice-presidente Robert Efrain, 1º secretário Ruan Marcos e a 2ª secretária Larissa Beatriz. O jovem presidente falou em nome dos eleitos e agradeceu “a plena demonstração de democracia exercida pelos jovens parlamentares” pela escolha da chapa vencedora.

A segunda chapa de estudantes teve 11 votos e foi composta pelos jovens parlamentares Daniel Silva, Abrahão Oliveira, Sâmia Regina e Gabriel Leite. Falando em nome da chapa, o aluno Abrahão Oliveira disse todos possuem o dever de honrar as expectativas dos seus amigos das escolas que os escolheram para o programa.

“Temos que agradecer esta oportunidade. Não apenas como representantes dos nossos interesses, mas de nossas escolas. Quando fomos eleitos, nossos colegas esperavam que tivéssemos sempre uma boa conduta”, disse Abrahão.

Os jovens parlamentares terão um mandato de duas semanas, no qual serão apadrinhados por um deputado estadual e receberão orientação da equipe legislativa para que ao final do programa apresentem uma proposta de Projeto de Lei (PL) que será votada e, caso aprovada, virará Lei no Estado do Amazonas. O Programa Parlamento Jovem foi criado através da Resolução Legislativa Nº 375/05 e a primeira edição do Programa foi realizada há 10 anos.