O estudante Haniel Vitor Silva Azevedo, de 17 anos, e mais 23 jovens eleitos para a 10ª edição do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) tomaram posse, nesta quinta-feira (18), em Sessão Solene realizada no Plenário Ruy Araújo.  Os 24 parlamentares jovens e seus suplentes, eleitos nas escolas públicas do Estado, vivenciarão nos próximos dias as responsabilidades de serem verdadeiros deputados estaduais.

Haniel, que é aluno finalista e cursa o 3º ano na Escola Estadual Angelo Ramazzotti, localizada no bairro Adrianópolis, zona Centro-sul, foi sorteado para ser representante do deputado estadual Josué Neto (PSD), o chamado “deputado-padrinho”.  Ele disse que sonhava em ingressar no curso de Engenharia Mecânica, mas depois do contato com o Parlamento Estadual e com as atividades relativas ao processo de criação de leis e defesa dos direitos da população, o interesse dividiu-se entre a Política, Filosofia e Direito.

“A política é um caminho que eu gostaria de trilhar se um dia eu tiver oportunidade. A experiência aqui é totalmente diferente do que a gente imagina lá fora, com base no que a mídia passa pra gente. Aqui dentro a gente está vendo como realmente é, como realmente funciona. A gente aprende muito. E atuar nessa área é uma forma de contribuir para a melhora da vida das pessoas”, disse.

Para o deputado Josué Neto (PSD) o Programa é uma oportunidade única dos jovens desenvolverem o senso crítico, compreenderem a democracia e a importância da participação de cada um no processo político. “Isto é fundamental para que a juventude comece a desenvolver sua própria perspectiva de futuro, procurando escolher sua carreira profissional a partir de um conhecimento crítico da sociedade”, afirmou. O deputado ficou muito feliz com seu representante.

Nos próximos dias, os 24 estudantes titulares e seus suplentes irão acompanhar as atividades legislativas e elaborar projetos de lei, que se aprovados poderão virar propostas de verdade. Um dos projetos será escolhido para representar o Amazonas na Câmara de Deputados, no Parlamento Jovem Nacional.

Para a coordenadora do Programa no Amazonas, Cassandra Cerejo, este ano é uma edição especial porque faz 10 anos que o projeto existe. Desde a primeira edição do Parlamento Jovem, 480 estudantes foram eleitos no Programa e 223 mil estudantes participaram do processo de escolha dos jovens parlamentares em 15 municípios diferentes.

 

Texto: Assessoria do Deputado

Dhyene Brissow (92) 99334-9141

Foto: Filipe Augusto