Texto: Assessoria do Deputado

O deputado estadual Adjuto Afonso (PDT-AM) prestou contas na quinta-feira, 18, no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), das viagens feita à Calha da Purus e à Brasília, onde cumpriu agenda como presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O parlamentar reforçou as denuncias sobre o problema de segurança no interior do Estado e destacou a audiência com o secretário Nacional de Aviação, Dário Lopes, na capital federal.

“Eu estive em três municípios da Calha do Purus: Lábrea, Boca do Acre e Pauini, e confesso que voltei muito preocupado com a questão da segurança no interior do Estado. Não existe delegado civil, poucos são os municípios que tem. O delegado de Boca do Acre responde também por Pauini sem nenhum auxiliar. Conversei com o comandante da Polícia Militar quando retornei, da mesma forma que conversei com o governador em exercício, deputado David Almeida, para que tome uma providência urgente com relação à segurança no interior do Estado”, disse o deputado Adjuto Afonso.

O parlamentar ressaltou, ainda, que, em Pauini, apenas 10 soldados fazem a segurança do município, a maioria sem armamento, sem carro e sem nenhum tipo de equipamento para atender a população. “O tráfico de drogas é intenso, os adolescentes é que sofrem com esse descaso do poder público. Espero que a Polícia Militar do Estado possa pelo menos amenizar o problema da população, que está apreensiva com assaltos à luz do dia, assassinatos, etc”.

Agenda em Brasília

Em extensa agenda na capital federal, Brasília, enquanto presidente da Unale, o deputado estadual Adjuto Afonso destacou, dentre as pautas, a audiência que teve com o Secretário Nacional de Aviação, Dario Lopes, onde discutiu a questão do subsídio da aviação regional para a região amazônica.

“Estive em Brasília acompanhando deputados dos Estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, e tivemos a oportunidade de falar com o secretário da aviação nacional. Existe uma lei desde 2015 que falta ser regulamentada que trata da aviação regional na Amazônia. Eu cobrei do secretário Dário justamente essa regulamentação e que fosse colocada em prática essa subvenção que o Governo Federal tem compromisso com a Amazônia, para incentivar empresas a fazerem linhas regulares nos municípios da região”, disse o deputado.

Gabinete do Deputado Adjuto Afonso (PDT)

Nívia Rodrigues (92) 99983-6147 / 3183-4579