Texto e Foto: Assessoria do Deputado

A Emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), garantindo autonomia financeira para a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), foi aprovada nesta quinta-feira (13) por unanimidade, na Assembleia Legislativa (Aleam). Desde 2011, o deputado estadual Luiz Castro (REDE) luta pela independência da Universidade. Este ano, a solicitação foi corroborada pelo deputado Dermilson Chagas.

Para Luiz Castro, a vitória não é contra o governo do Estado, mas em favor da UEA e a sociedade, especialmente para os jovens. “Trata-se de uma instituição importante, que precisa ser preservada por seu papel estratégico para o desenvolvimento do Amazonas, da massa crítica e de capital intelectual, principalmente dando oportunidade aos jovens amazonenses”, salientou.

O parlamentar da Rede também assinalou que a UEA não pode nem deve ser ameaçada por uma visão equivocada de governantes e que o pedido de soberania substancia a autonomia administrativa, política e pedagógica da instituição estadual.

“Nossos jovens querem ser sujeitos ativos no crescimento do Amazonas e, sem desmerecer o esforço das demais universidades púbicas e privadas – a UEA possui esse protagonismo, em especial no interior do Estado, e também em Manaus”, ressaltou Luiz Castro.

 

Gabinete do Deputado Luiz Castro (REDE)

Juçara Menezes — (92) 99161-2774

Skype: jucara.menezes