A Diretoria de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em parceria com a Fundação Hemocentro do Amazonas (Hemoam), promoveu na manhã desta quinta-feira (10), no auditório Paulo Freire, uma palestra para os servidores com o objetivo de sensibilizar e motivar os mesmos para a doação de sangue. O evento faz parte das ações do programa “Doador Legal”, promovida pela Casa desde 2014, com a finalidade de criar um banco de dados com o cadastro dos servidores que são doadores.

Durante a palestra, a subgerente de coleta externa do Hemoam, Eleonora Araújo, falou sobre o processo de coleta de sangue e esclareceu dúvidas sobre a doação e os critérios para se tornar um doador, como ter entre 17 e 65 anos, pesar acima de 50 kg, ter dormido no mínimo seis horas na noite anterior à doação, estar alimentado e não ter ingerido bebidas alcoólicas e medicações nas últimas 24 horas.

A enfermeira Susan Jones, gerente de Atenção à Saúde da Aleam, explicou que, além de conscientizar sobre a importância de doar sangue, os servidores que fazem parte do banco de dados, em um momento de enfermidade, tem maior agilidade no processo de liberação de bolsas de sangue.

A gerente informou ainda que no próximo dia 15 (terça-feira), no horário de 8h às 12h, uma equipe do Hemoam estará no Centro Médico da Assembleia realizando coleta de sangue entre os servidores, seus dependentes e público externo. “Quanto mais pessoas doarem, melhor”, afirmou, informando ainda que a meta da equipe é coletar pelo menos 40 bolsas de sangue.