A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo José Lindoso, promoveu nesta terça-feira (12) a palestra “Os Cinco Pilares para o Envelhecimento Saudável”, que integra o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), realizado em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). Assistiram à palestra 30 servidores públicos federais, estaduais e municipais.

A palestra foi ministrada pela psicóloga e especialista em gerontologia Márcia Batista Santoro. Segundo a professora dois pontos são fundamentais para o envelhecimento saudável são o combate ao estresse e a prática de atividades físicas. “Não importa qual seja a atividade física, caminhada, dança o idoso deve escolher uma de sua preferência e praticar, por meio da atividade física ele terá mais qualidade de vida tanto no aspecto físico quanto no psicológico”, destacou a professora.

Segundo o assistente pessoal de Recursos Humanos do Serviço Social do Comércio (SESC), José Maria, de 59 anos, ao longo da palestra ele percebeu o quanto deveria mudar em alguns aspectos da rotina para buscar um envelhecimento saudável “Precisamos estar preparados, eu sempre estou assistindo as palestras do Programa e em cada uma delas são novos aprendizados, nesta de hoje percebi que preciso cuidar melhor da minha saúde”, explicou o servidor.