Texto: Assessoria do Deputado

O deputado estadual Carlos Alberto (PRB) discursou nesta terça-feira (12), no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sobre o Setembro Amarelo, mês que alerta a sociedade sobre a prevenção ao suicídio. Segundo o parlamentar, o assunto deve ser tratado com cuidado, já que se tornou um problema de saúde pública.

“Precisamos unir forças em favor da vida, pois a saúde é um direito humano fundamental. Precisamos combater esse problema com a prevenção e o tratamento. Se faz necessário a discussão de políticas públicas para a saúde mental no Amazonas, inclusive para a população infanto-juvenil”, disse o deputado.

Dados do Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde revelam que o Amazonas possui dois municípios entre os dez com maior número de suicídios do Brasil, São Gabriel da Cachoeira e São Paulo de Olivença.

Audiência pública

No próximo dia 22 de setembro, a Comissão de Jovens, Crianças e Adolescentes, presidida pelo deputado estadual Carlos Alberto vai fazer uma audiência pública para discutir a saúde mental infanto-juvenil  no Amazonas. “Estarei realizando na Casa Legislativa esse debate entre autoridades e a sociedade do Estado. Estou engajado nessa luta contra o suicídio não só dos jovens, mas também de qualquer outra faixa etária”, destacou o parlamentar.

 

Gabinete do Deputado Carlos Alberto (PRB)

Matteus Tenazor — (92) 98256-5511

Thiago Monteiro — (92) 99121-1746

Foto: Arthur Castro