Texto: Assessoria do Deputado

O deputado Adjuto Afonso (PDT) repercutiu na manhã desta terça-feira (12) no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o crescimento da população em Manaus, que ocupa a 7ª posição no cenário nacional de cidade mais populosa do Brasil. O parlamentar demonstrou sua preocupação com a falta de políticas públicas direcionadas ao interior do Estado, o que reflete na migração para a capital.

“Eu venho demonstrar uma preocupação com a população do Estado do Amazonas. Manaus passou a ser a sétima cidade do país em número de habitantes. Mandei fazer um levantamento e fiquei preocupado com alguns municípios porque em vários deles a população decresceu, como Tefé e Urucará. Isso é uma prova que a população está vindo para Manaus ou para outros centros, continua a migração do interior para a capital”, ressaltou o deputado.

O parlamentar alerta para o “inchaço” populacional na capital e atribui o fato à falta de políticas públicas de desenvolvimento que deveriam ser direcionadas ao interior do Estado. “Se constata pelo interior que não existe nenhum tipo de política do governo que gere desenvolvimento para os municípios. Vamos ter um novo governo a partir de outubro, que certamente com o seu conhecimento, a sua experiência, tenho certeza que vai direcionar políticas públicas para o interior. Se não fizermos isso a tendência é a população continuar vindo para a capital, isso é muito preocupante. Sabemos que o mandato é muito curto, mas é preciso plantar uma semente pra que o interior do Estado comece a receber investimento”, disse Adjuto Afonso.

Em aparte, o deputado Mário Bastos (PSD) reforçou a preocupação do deputado Adjuto Afonso com relação ao aumento desenfreado da população na capital, que migra do interior pela falta de perspectiva nos municípios. “Dois motivos que trazem as pessoas para a cidade: primeiro, a saúde no interior do Estado não existe, tá abandonada. O outro motivo é a questão do emprego. Eu tive em alguns municípios, em algumas comunidades, como Baixio e Terra Preta, e nós percebemos que as pessoas não têm semente para plantar porque o governo até hoje não disse se fez licitação pra comprar semente. O interior tá abandonado”, disse o deputado Mário Bastos.

O deputado Adjuto Afonso agradeceu ao parlamentar e reiterou a responsabilidade dos deputados no processo de incentivo às políticas para o interior. “Precisamos auxiliar o novo governador, precisamos dar sustentação para que ele faça essa reconstrução, principalmente no interior do Estado. Tivemos Terceiro Ciclo, tivemos Matriz Econômica, não sei que nome terá, o que sei é que a gente precisa melhorar o interior, desenvolver, precisa o agricultor ter semente, ter assistência técnica, ter escoamento. Quando as pessoas tiverem essa segurança, esse incentivo, não migrarão para Manaus, ao contrário”, destacou Adjuto Afonso.

IBGE

De acordo com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Manaus conta com 2.130.264 milhões de habitantes, ocupando o sétimo lugar no ranking das cidades mais populosas do país. A capital do Amazonas aparece como a mais populosa das regiões Norte e Sul do Brasil, com uma taxa de crescimento anual de 1,71%, ressaltando um crescimento de 35.873 pessoas a mais por ano.

 

Gabinete do Deputado Adjuto Afonso (PDT)

Nívia Rodrigues (92) 99983-6147 / 3183-4579