Texto: Assessoria do Deputado

O deputado estadual Platiny Soares (DEM), enviará para a bancada do Amazonas em Brasília, Requerimento Indicativo pedindo apoio para pressionar a Diretoria Executiva do Banco da Amazônia (BASA), a anular decisão que retirou do Estado a Central de Crédito da instituição.

De acordo com o documento apresentado no Plenário da Casa, na manhã desta quarta-feira (11), a exclusão da Central de Crédito não é justificável, tendo em vista o potencial de aplicação do Amazonas, frente a Estados como o Acre e Rondônia (onde de acordo com o Conselho Administrativo do BASA, deve ser instalada a Central que atenderá o Amazonas e Roraima).

“A iniciativa do Conselho Administrativo do BASA vai contra qualquer política de incentivo ao setor primário e a manutenção da biodiversidade da floresta amazônica e principalmente ao perfil de uma instituição criada para promover o desenvolvimento regional”, ressaltou Platiny Soares durante pronunciamento.

Para Platiny Soares, presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Revisão Territorial da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), é preciso analisar a decisão de maneira ampla, levando em consideração seus impactos nos pequenos e médios empreendimentos do interior e consequentemente na economia do Estado, visto que prejudica os produtores rurais do Amazonas.

“Até agora não entendi os motivos que levaram a tal decisão. Está claro que o Amazonas está avançando economicamente através do excelente desempenho do setor primário, que foi quem nos segurou quando o Polo Industrial de Manaus, foi atingido em cheio pela crise mundial”, destacou Platiny Soares.

Na prática, a execução dos serviços de liberação de crédito deixa de ser realizada através das unidades do Banco da Amazônia localizadas no Amazonas, para ser desenvolvida apenas nas células do estabelecimento em Rondônia.

Para o presidente do SEEB-AM, Nindberg Barbosa dos Santos, é apenas uma questão de tempo para que o produtor rural e ribeirinho do Amazonas comece a sentir as dificuldades.

“A agricultura familiar do Amazonas está ameaçada! Não entendemos as justificativas para a mudança. O BASA no Amazonas possui profissionais capacitados e prontos para operar na liberação de crédito. Com a instalação da central de credito no Estado de Rondônia, as liberações ficarão cada vez mais demoradas e certamente não será o nosso trabalhador a ter prioridade”, explicou Nindberg Santos.

 

Gabinete do Deputado Platiny Soares (DEM)

Sergio Souza — (92) 99116-7551

Joelma Muniz — (92) 99395-5704