O deputado Augusto Ferraz (DEM) apresentou na manhã desta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), um Projeto de Lei (PL) para tornar obrigatório exame de sangue nos bebês nascidos nos hospitais públicos do Estado, para diagnóstico da atrofia muscular espinhal (AME).

“Com o teste, podemos diagnosticar a doença nos primeiros dias de vida da criança, possibilitando o início precoce do tratamento”, afirmou o deputado, explicando que a atrofia muscular espinhal é uma doença genética que causa fraqueza muscular e perda progressiva dos movimentos. As habilidades mentais não são afetadas pela AME.

Durante seu pronunciamento o deputado apresentou um vídeo de uma paciente que tem a doença e explicou que se a mesma tivesse feito o exame logo ao nascer, teria sido possível detectar a AME e iniciar precocemente o tratamento médico e fisioterapêutico. “Peço apoio dos demais parlamentares para aprovar esse Projeto, para garantir um diagnóstico precoce e uma qualidade de vida para os pacientes”, finalizou.