O deputado Sabá Reis (PR) pediu, na manhã desta terça-feira (14), durante o Pequeno Expediente na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que o Governo do Estado promova a reabertura da Central de Artesanato Branco e Silva, localizada na Av. Mário Ypiranga, bairro Adrianópolis, zona centro-sul. O espaço foi fechado para reforma em 2015, recebendo investimento de R$ 1,8 milhão, porém, continua fechado até hoje.

A Central de Artesanato é um espaço onde artesão amazonense oferecem diversos produtos regionais, como utensílios de decoração e acessórios, colares e pulseiras, desenvolvidos a partir de matérias-primas regionais, como sementes, madeiras e fibras, explicou Reis, informando ainda que no local existe espaço para mais de 20 lojas, além de um restaurante, auditório para reuniões, palestras e convenções e salas para cursos.

“O prédio está pronto, está reformado. E precisa voltar a funcionar, porque tem um enorme potencial turístico”, declarou. Reis também pediu que a Central de Artesanato, que atualmente é vinculada à Secretaria de Trabalho (Setrab), fique sob a responsabilidade da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur). “Como o local tem uma veia de turismo, eu acho que ela fica melhor acomodada numa estrutura de turismo”, explicou.