O presidente da Comissão de Educação, deputado Donmarques Mendonça (PSDB), participou de reunião com técnicos da Comissão e da Secretaria de Educação (Seduc) para debater sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (6), no miniauditório Natanael Rodrigues, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

A Base Nacional Comum Curricular é um documento, previsto na Lei de Diretrizes Bases da Educação (LDB), que visa nortear o que deve ser ensinado nas escolas do Brasil inteiro, desde a educação infantil até o Ensino Médio. A BNCC não é um currículo, mas uma ferramenta para orientar a elaboração do currículo de cada escola, porém, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada uma, explicou o representante da Seduc e Coordenador Estadual da BNNC, Antônio Menezes.

Destacando a importância do tema, o deputado Donmarques afirmou que o encontro permitiu contextualizar em que momento está o planejamento da BNCC, assim como o trabalho que todos os Estados estão desenvolvendo em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

“O Parlamento Estadual deve acompanhar esse processo porque temos que expor as peculiaridades da nossa região”, declarou, completando que “às vezes, leis são aprovadas no Congresso Nacional, mas que não atendem, ou ferem, a nossa realidade”.