Durante os debates na votação dos Projetos de Lei desta quarta-feira (6), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Mário Bastos (PSD), membro da base aliada do governador Amazonino Mendes (PDT), disse que vai apresentar uma sugestão à Mesa Diretora da Casa para que seja alterado o horário de início trabalho dos deputados estaduais de 9h para as 8h. “Se a proposta da Mesa Diretora é organizar a Casa, eu vou propor que o horário de trabalho comece às 8h, como o de qualquer servidor público. Porque é isso que nós somos: servidores públicos!”, disse ele.

A iniciativa de Mário Bastos aconteceu em resposta a uma manobra da Mesa Diretora da Aleam que eliminou os apartes (intervenções de outros deputados em um discurso) do Pequeno Expediente, aumentando os tempos de discurso no Grande Expediente, sob a alegação de “ajeitar” os horários de trabalho.
“Ora, se a intenção é organizar, basta lembrar que todo servidor público começa a trabalhar às 8h. E se é pra ajeitar e não nos sujeitarmos a levar bronca de ninguém, precisamos dar o exemplo. Então, se o funcionário público estadual começa às 8h, quero apresentar a sugestão de que os deputados também comecem o expediente às 8h”, discursou Mário. O deputado defende que já passou da hora de os deputados “dar uma demonstração de que nós também temos respeito pelas pessoas que pagam nossos salários”.