Texto: Assessoria do Deputado

Em agenda pela Calha do Purus, nos municípios de Lábrea, Boca do Acre e Tapauá, o deputado Adjuto Afonso (PDT) participou de várias atividades, como o aniversário de Lábrea, inauguração de obras, Audiências Públicas sobre energia, reunião com comerciantes, produtores rurais, gestores municipais, vereadores e lideranças, além de visitas a hospitais para averiguar como está o atendimento nos municípios. O parlamentar ouviu as principais demandas da população e se comprometeu a direcionar ações para resolvê-las.

Dentre as pautas, Adjuto Afonso participou de duas Audiências Públicas da Amazonas Energia, em Boca do Acre e Tapauá, que visa dar ciência à população do novo modelo de geração de energia e distribuição no interior, em que estarão sendo trabalhados a revitalização das usinas e a construção de usinas novas em municípios. “Tema fundamental para o Estado do Amazonas, principalmente para o interior, que ainda carece de um sistema mais eficaz para contribuir com o fomento da economia. Fiz questão de participar ao lado do presidente da Amazonas Energia, Radyr Gomes, e contribuir na discussão, estamos acompanhando de perto todo esse processo”, disse o deputado.

Radyr Gomes esclareceu que o novo o modelo vai proporcionar ao Estado fazer novos investimentos. “A usina que será construída com capacidade de geração de energia para atualidade e uma previsão de mercado para os próximos cinco anos, com isso, virão muitos benefícios para os municípios, como indústria, ampliação de fábricas de gelo, frigoríficos, polpas de frutas, e muito mais”.

Refis para comerciantes

Em Boca do Acre, o deputado Adjuto Afonso e o deputado Sidney Leite (Pros) se reuniram com comerciantes do município, que passam por dificuldades por conta de dívidas com o Estado. “Nos comprometemos a levar ao conhecimento do governador. Vamos conversar com o Secretário de Fazenda porque existe a possibilidade de o governo mandar uma mensagem para a Assembleia pra fazer uns Refis (Programa de Recuperação Fiscal) de dívida de multa, de juros e parcelar”, disse Adjuto.

O parlamentar, explica, ainda, que os comerciantes defendem uma alíquota diferenciada para municípios que fazem fronteira com outros Estados, como Boca do Acre/Acre; e, Humaitá/Rondônia, pois esses municípios não têm como comprar mercadoria em Manaus e adquirem de outros Estados, com diferença de alíquota.

“Vamos pleitear junto ao governador uma alíquota diferenciada para esses casos, tendo em vista que a concorrência é desleal porque os comerciantes que vêm de fora, vendem mercadoria aqui sem ter firma registrada no Amazonas. Sabemos que o governador Amazonino Mendes, assim como nós, quer um comércio forte e sólido no interior, gerando emprego e renda para a população. É um novo tempo para o Amazonas, que passa por um processo de reconstrução conduzido pelo governador. O vice-prefeito Carlinhos e o vereador Adautivo presentes na reunião estão conosco nessa luta”, disse o deputado.

Inauguração de obras

No município de Lábrea, que completou 132 anos no último dia 7, o deputado Adjuto Afonso esteve ao lado do prefeito, Gean Barros (MDB), e do vice, Mabi Canizo (Pros), além de outros parlamentares. O prefeito marcou a data com a inauguração de um pacote de obras, como a quadra poliesportiva, Centro do Idoso, dentre outras. “Parabenizo a gestão municipal que com o apoio dos vereadores da base e nosso apoio enquanto parlamentar e filho do Purus, não estamos medindo esforços para melhorar a vida da população. Muito já se fez em tão pouco tempo de gestão. O Gean tem se empenhado para fazer a diferença que o município tanto precisa”, destacou Adjuto Afonso.

Presentes também no município o senador Eduardo Braga (MDB), o deputado federal Átila Lins (PSD), deputados Sidney Leite (Pros), Josué Neto (PSD), Belarmino Lins (Pros) e deputada Alessandra Campelo (MDB), além do secretário de Produção Rural, José Aparecido, e da presidente do Fundo de Promoção Social, Monica Mendes, lideranças políticas e outros.

Gabinete do Deputado Adjuto Afonso (PDT)

Nívia Rodrigues (92) 99983-6147 / 3183-4579

Fotos: Ney Xavier