No próximo mês de maio, a Diretoria de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) vai promover a quinta edição da Feira de Artesanato que comemora o Dia das Mães no Poder Legislativo, junto com atividades paralelas da Escola do Legislativo e as homenagens em Plenário, feitas pelos deputados estaduais.

A feira já ganhou tradição entre os servidores e frequentadores da Aleam junto com a Feira de Natal, que também reúne artesãos de vários estilos para comercializar seus produtos a preços acessíveis.

Este ano foram convidados 30 artesãos — desde servidoras da Aleam que fazem artesanato e seus dependentes até associações ou artesãos independentes de diversos bairros de Manaus — cuja produção envolve corte-e-costura, bijuterias, utilidades domésticas e decoração, reunindo centenas de trabalhos nas barracas expositoras.

A coordenadora da feira, a gerente de Assistência Social Socorro Oliveira, explica que a abertura de espaço para associações comunitárias de artesanato é uma proposta da presidência da Aleam, com o objetivo de aproximar o Poder Legislativo da sociedade em geral. “O presidente David Almeida (PSD) busca integração com os mais diversos setores da sociedade e essa feira representa essa proposta”, disse Socorro Oliveira. “Além disso, é uma linda homenagem às mães. Tanto aquelas que expõem seus produtos quanto as que irão receber o presente produzido pelas artesãs”, completou.

A feira será realizada nos dias 4 (sexta-feira), 7 (segunda-feira) e 11 (sexta-feira) de maio. Socorro Oliveira explicou que as datas foram definidas pela proximidade ao Dia das Mães e por não coincidirem com os dias de realização de Sessões Plenárias. “Nos dias de reuniões plenárias, existe um aumento na circulação de pessoas na Casa e as bancas podem atrapalhar a circulação, então optamos por dias sem Sessões”, explicou a gerente.