A Assembleia Legislativa do Estado Amazonas (Aleam) vai dar posse aos 48 estudantes eleitos deputados estaduais, titulares e suplentes, do programa Parlamento Jovem 2018. A cerimônia de posse, a eleição da Mesa Diretora e o início dos trabalhos parlamentares serão abertos pelo presidente do Parlamento Estadual, deputado David Almeida (PSB), nesta quarta-feira (16), a partir das 11h30, no Plenário Ruy Araújo, com a presença de todos os parlamentares que apadrinham, cada um, dois estudantes eleitos.

O Parlamento Jovem é um programa da Aleam que leva estudantes a aprender sobre a função e o exercício do Poder Legislativo e, posteriormente, a vivenciar a rotina de um deputado estadual, inclusive com diplomação e atividade prática de um mandato com a elaboração de Projetos de Lei (PLs).

A primeira Sessão da 11ª legislatura do Parlamento Jovem será aberta pela aluna Ana Catarina Marães, que vai coordenar a eleição da Mesa Diretora acompanhada do apoio técnico de setores da Aleam como o Cerimonial, as Comissões Técnicas e a diretoria de Apoio Legislativo. O início da legislatura vai contar com a presença da banda da Polícia Militar que vai executar o Hino Nacional.

Após a eleição do presidente e demais membros, os deputados jovens voltam para as salas de aula para o treinamento que começaram desde a última segunda-feira (14), nas quais estão aprendendo o funcionamento do Poder Legislativo e a elaboração de um Projeto de Lei que poderá ser encampado pelo deputado padrinho e apresentado oficialmente ao Poder Legislativo.

Participação especial

Uma participação especial foi programada para a Cerimônia de Posse pela gerente de Educação Cidadã da Aleam e coordenadora do Programa, Cassandra Serejo. O Parlamento Jovem vai receber a visita do secretário de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Manoel Franciso Ribeiro de Almeida, que foi aluno da primeira edição do Parlamento Jovem, em 2008. Dez anos depois, Manoel Almeida, formado em Filosofia e atualmente acadêmico de Direito, assumiu a Sejel. “O que aprendi com aquela experiência foi muito importante para minha formação como político e cidadão”, lembrou ele, que vai falar sobre essa experiência aos Jovens Deputados.