Trinta alunos do 8º ano da Escola Estadual Luiz Vaz de Camões estiveram na manhã desta terça-feira (12) na Escola do Legislativo Senador José Lindoso e participaram do programa “Conhecendo o Legislativo”, coordenado pela Gerência de Educação Cidadã da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Eles assistiram a uma palestra sobre Educação Cidadã e em seguida visitaram a sede da Casa Legislativa.

A palestra de Educação Cidadã foi ministrada pela pedagoga Josy Kelly Martins. Os alunos receberam informações sobre a divisão e função dos Poderes, cidadania, democracia e a influência da política na sociedade em que vivem. Além da palestra, os alunos visitaram o Plenário Ruy Araújo, localizado na sede da Assembleia, e puderam acompanhar as atividades dos 24 deputados estaduais, durante a Sessão Ordinária.

Para a pedagoga da escola, Zilda Menezes Medeiros, todos os alunos deveriam ter acesso a mais aulas externas e de aprendizado para o dia a dia, como a do projeto Conhecendo o Legislativo. “Apesar da pouca idade, esses alunos já compreendem como funciona a política e já sabem o que querem. Durante a palestra eles questionaram e responderam algumas perguntas, mostrando que já possuem uma consciência cidadã e política. Aulas como essa são de grande importância para nossas crianças e jovens”, declarou a pedagoga.

O programa Conhecendo o Legislativo recebe alunos das redes de ensino pública e privada de Manaus, durante as terças, quartas, e quintas-feiras, na Escola do Legislativo Senador José Lindoso.