Texto: Assessoria do Deputado

O deputado José Ricardo Lula (PT) cobrou nesta terça-feira (12) que o Governo do Estado realize o mais rápido possível trabalho de recuperação e manutenção efetiva da estrada AM-010, que liga Manaus a Itacoatiara (a 270 km de Manaus). No último domingo, um acidente entre um táxi e um microônibus, no km 102 dessa estrada, ainda no município de Rio Preto da Eva, resultou em três vítimas fatais, todas membros da família do vereador de Itacoatiara, Bosco Rodrigues, presidente da Câmara Municipal. Testemunhas relataram que o ônibus foi desviar de um buraco, entrando na contramão e atingindo o carro que ia no sentido Manaus-Itacoatiara.

“Um acidente trágico que nos faz refletir sobre as estradas estaduais. Não há manutenção efetiva, não tem sinalização e nem acostamento e a buraqueira aparece ao longo dos trechos. Situação antiga. Prejuízo aos municípios que são interligados a essa rodovia, à população, aos negócios, ao turismo e à economia regional. O Estado tem poucas estradas e o que percebemos é que o Governo não faz uma manutenção periódica delas. Vemos apenas operações tapa-buracos, algo temporário, e não serviços de recuperação em definitivo. Já denunciei a situação dessa estrada e também das outras, mas, até hoje, nada foi feito definitivamente. Vou continuar insistindo nessa cobrança”, declarou José Ricardo Lula.

Ele também já cobrou na tribuna da Assembleia Legislativa a recuperação da estrada AM-352, no município de Novo Airão (a 115 km de Manaus). “É lastimável a situação dessa estrada. Uma buraqueira total. Situação perigosa para quem trafega tanto de dia quanto de noite”, denunciou ele, na época, ressaltando ainda é que há um abandono total de vias fundamentais para a economia e o turismo. “Como os empreendimentos podem ir pra frente desse jeito?”.

João Lúcio precisa de melhorias urgentes

Ainda no Pequeno Expediente, o parlamentar cobrou melhorias no atendimento e na estrutura do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, Zona Leste, de onde há reclamações constantes dos pacientes e suas famílias. “Problemas para fazer exames, como de tomografia, falta de higiene, com riscos de infecção, além de falta de materiais”, disse ele, ao se referir e lamentar a morte do policial militar Taynan Régis, 32, da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), que morreu segunda-feira (11) no João Lúcio, que foi atingido por tiros, durante um confronto com traficantes no bairro Presidente Vargas, “Matinha”, na Zona Sul.

A assessoria da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia, da qual o deputado é presidente, a pedido da família, acompanhou a situação do policial internado, de onde receberam essas denúncias e reclamações. “Na próxima sexta, estou programando uma visita de fiscalização ao João Lúcio. A saúde não pode esperar, porque estamos falando de vidas”.

Gabinete do Deputado José Ricardo Lula (PT)

Cristiane Silveira — (92) 8816-1862 / 8209-7306

cristianesilveira.jornalista@gmail.com