A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) representada por seus 24 deputados, parabenizou na manhã desta quarta-feira (7), os profissionais de Rádio da Casa pela passagem do Dia do Radialista. Os deputados Josué Neto (PSD) e David Almeida (PSB), presidente da Casa, parabenizaram os profissionais de rádio da Casa estendendo, também, aos profissionais de TV, muitos dos quais são radialistas. A Rádio Aleam trabalha hoje com 12 profissionais radialistas.

“Uma classe de profissionais, extremamente importante da imprensa do Amazonas e do Brasil que leva aos ouvintes um trabalho sério de informação, entretenimento, e, acima de tudo, de serviço público, falando em nome das comunidades, da sociedade, das necessidades do dia-a-dia, levando notícias exclusivas para profissionais em seus locais de trabalho e, principalmente, para as donas de casa”, observou Josué.

Para Augusto Pantoja, profissional da área, o rádio continua sendo o maior veículo de comunicação de massa mesmo com a ascensão das mídias sociais e da internet. Servidor da Assembleia (Rádio Aleam) e locutor da Rádio FM do Povo, Pantoja assinala que o alcance do rádio ainda é muito grande chegando, com toda certeza, aonde a internet e a própria televisão não chegam.

Origem do Dia do Radialista

O Brasil celebra no dia 7 de novembro o Dia do Radialista. A data é uma homenagem ao compositor e radialista Ary Barroso, que nasceu em 7 de novembro de 1903. Um levantamento realizado em 2016 indica que o rádio ocupa a terceira posição entre os meios de comunicação mais usados pela população para se informar.

A data era comemorada anteriormente no dia 21 de setembro, mas foi alterada pela lei nº 11.327, de 27 de julho de 2006. A data oficial foi uma proposta de Projeto de Lei apresentado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano de 2006. Popularmente os radialistas ainda celebram o dia 21 de setembro, que se refere à data da criação da lei que fixava o salário base para estes profissionais, em 1943, durante o governo Getúlio Vargas. Os radialistas comemoram ainda o Dia Mundial do Rádio, celebrado em 13 de fevereiro.