Foi aprovado por unanimidade nesta quarta-feira (28) não plenário Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei de nº 202/2017 de autoria do deputado Dermilson Chagas (PP) que cria a Política Estadual de Meliponicultura (abelha sem ferrão). A proposta que vai a sanção do governador Amazonino Mendes (PDT), tem como principal objetivo de promover e incentivar o desenvolvimento da criação de abelhas sem ferrão e contribuir com os serviços ambientais, bem como oferta de produtos e subprodutos meliponícolas no Estado.

O trabalho para criação do projeto iniciou em abril de 2016 quando o deputado Dermilson Chagas, realizou uma Audiência Pública com as lideranças do setor para discutir os entraves para o desenvolvimento da atividade no Estado. No término da reunião, foi relatado que o Amazonas não possuía nenhuma legislação vigente à atividade, e que, por isso, foi criado um grupo de trabalho com a participação de representantes de algumas instituições para construção da Política Estadual de Meliponicultura.

O projeto foi construído e protocolado na Assembleia no dia 08 de novembro de 2017.  Agora aprovado, Dermilson espera que o governador sancione, pois beneficiará famílias envolvidas na atividade. “Com o fomento, a meliponicultura vai gerar emprego e renda no interior. Cerca de 10 mil famílias estão envolvidas na atividade e temos que incentivar que mais produtores se envolvam com a criação de abelha sem ferrão, já que se trata de uma produção rentável de baixo impacto ambiental. O projeto tramitou na Casa durante um ano e agora apto, vamos torcer para que seja aprovado”, disse Dermilson.

 

Texto e Foto: Assessoria do Deputado

Gabinete do Deputado Dermilson Chagas (PP)

Diogo Dias — (92) 98101-2940

Gabinete — (92) 3183-4514/33043791