A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) concedeu, nesta quarta-feira (5), o título de cidadã do Amazonas à vereadora de Manaus Carmem Glória Almeida Carratte (PRP). A concessão da honraria à parlamentar foi proposta pelo deputado estadual Mário Bastos (PSD), tendo sido aprovada, por unanimidade, no Plenário da Casa.

Em pronunciamento da tribuna, Mário Bastos ressaltou que a entrega do título à vereadora Glória Carratte é uma forma de fazer justiça ao trabalho desenvolvido por ela no município de Manaus e no Estado do Amazonas. Bastos salientou que não poderia deixar de passar pelo Parlamento Estadual sem homenagear a parlamentar, a quem considera uma amiga particular.

O deputado Josué Neto (PSD), que presidiu a Sessão Especial em homenagem à vereadora, expressou o sentimento da Casa em estar tornando oficialmente a parlamentar cidadã amazonense. “A Aleam hoje está feliz e honrada em poder conceder o título de cidadã do Amazonas a Glória Carratte”, destacou Neto, enaltecendo a atuação profissional da homenageada.

A vereadora Glória Carratte, por sua vez, revelou sua gratidão ao povo e à Assembleia Legislativa pelo recebimento do título. “Sou muito grata ao povo amazonense que me acolheu com carinho e me tornou sua representante. O meu muito obrigado aos amigos e irmãos que hoje se fazem presentes aqui, assim como aos deputados que aprovaram a proposta para eu receber o título de cidadã amazonense. Que Deus abençoe a todos”, afirmou.

Glória Carratte nasceu em Guajará-Mirim, no estado de Rondônia. Em 1983, veio morar em Manaus, onde seu marido, o ex-deputado estadual Miguel Carratte, iniciou os estudos de Medicina na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente, Carratte está no exercício do quinto mandato de vereadora, sendo a Secretaria Geral da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus. No biênio 2019/2020 ela assume a 1ª Secretaria.

A Sessão Especial contou com a presença de familiares e amigos da homenageada e diversas autoridades, dentre as quais, o secretário municipal de Articulação Política da Prefeitura de Manaus, Luiz Alberto Carijó; a subsecretária municipal de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Manaus, Socorro Sampaio; o presidente da Câmara Municipal de Manaus, Wilker Barreto (PHS), os vereadores da Capital Joelson Silva, Terezinha Ruiz, Marcel Alexandre, Diego Afonso, Roberto Sabino, Walfran Torres, entre outros, além dos deputados estaduais Dr. Gomes (PRP), Adjuto Afonso (PDT) e Alessandra Campelo (MDB).