O cumprimento e execução das emendas parlamentares aprovadas em plenário foi o tema de discurso do deputado estadual Sabá Reis (PR) na manhã desta quinta-feira (6), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

O deputado testemunhou sua frustração ao falar sobre suas emendas que apesar de aprovadas, não foram cumpridas em anos anteriores. “Gostaria de lembrar que o município de Autazes (a 113 km de Manaus) tem um hospital que foi construído há mais de 20 anos e, com a instituição das emendas parlamentares, que, na minha opinião nos torna mais deputados, fiz emenda para a reforma e construção  de uma sala de parto neste hospital. No ano seguinte eu propus emenda novamente, mas mesmo assim, não foi cumprida. Por isso eu sei como é ruim se comprometer com a população e nada acontecer”, afirmou.

Por conta dessa falta de garantia de execução, o deputado comemorou a aprovação da PEC nº 03/18, de autoria do deputado estadual David Almeida (PSB), que garante a execução das emendas parlamentares pelo Governo do Estado. “A partir desta PEC, que vai resguardar aos parlamentares o cumprimento das emendas, a efetiva presença das emendas será garantida. E isso é bom porque tira os deputados daquele estado de mendicância, para que suas emendas sejam efetivadas”, finalizou, acrescentando a proposição de uma emenda destinando 12% da sua cota de emendas parlamentares seja para a área da saúde do município de Autazes.