O deputado Dr. Gomes (PRP), em pronunciamento desta terça-feira (12), no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), destacou que o governo está trabalhando na reconstrução de todo o Sistema de Saúde do Estado. O parlamentar reconhece que o sistema está estrangulado e que precisa de ações enérgicas para funcionar.

Dr. Gomes informou que o secretário Estadual de Saúde (Susam), Carlos Almeida Filho, juntamente com sua equipe de técnicos, está trabalhando no sentido de dar respostas positivas a sociedade. “Falta muita coisa ainda, inclusive medicamentos, mas o governo trabalha no sentido de resolver esse problema”, disse.

O deputado disse que nesta segunda-feira (11) o secretário Carlos Almeida reuniu, na Susam, mais de 40 diretores de unidades de saúde, tanto de baixa, média e alta complexidade e todo segmento estatal de saúde, visando equacionar esses problemas. “Esses gestores, que são os profissionais que estão na ponta, saíram esperançosos”, assegurou.

Segundo Dr. Gomes, ficou decidido que em 15 dias a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) estará com o seu estoque abastecido em pelo menos 50%. “Todas as medidas já foram tomadas por meio de licitações, atas, a fim de que os medicamentos estejam à disposição da população”, disse o deputado, frisando que a Cema possui o medicamento risperidona para atender em torno de 4 mil pacientes.

O parlamentar disse ainda que a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) adquiriu sete tipos diferentes de medicamentos que são utilizados por pacientes em tratamento quimioterápico.