A presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputada Joana Darc (PR), foi convidada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para participar do Fórum Permanente das Secretarias Municipais do Meio Ambiente (Fopes) na manhã desta quinta-feira (9), no Auditório Cônego Azevedo, na sede do Poder Legislativo. O evento, que reúne todos os Secretários de Meio Ambiente dos municípios do estado, abordou os Avanços e Desafios da Política de Meio Ambiente do Amazonas, além de orientações aos novos Secretários nomeados.

Para a deputada Joana Darc este evento é importante para que cada secretário exponha a realidade de cada município. “Eu preciso enquanto comissão de meio ambiente e enquanto parlamentar da Assembleia, ter o total apoio e parceria de cada Secretário para que possamos termos ciência da realidade de cada município do Amazonas. Além de uma troca de experiências é um aprendizado, e um aprendizado necessário”, disse a deputada.

Participaram também do evento autoridades de órgãos responsáveis pelo meio Ambiente, como o titular da Sema, Eduardo Taveira, o Diretor Presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Júlio Valente, o Procurador de Meio Ambiente do Ministério Público Federal (MPF), Fernando Melito, e o procurador Geral do Ministério Público de Contas, João Barroso.

Eduardo Taveira agradeceu o apoio que a Comissão de Meio Ambiente da Aleam tem dado à Secretaria de Meio Ambiente. Joana Darc falou sobre as emendas impositivas que cada deputado pode destinar para ajudar as a secretarias municipais dos interiores. “Nosso papel é orientar, encontrar caminhos e soluções para resolver os problemas de meio ambiente dentro da realidade do interior”, ressaltou Joana.

A deputada ressaltou ainda que pretende formar parceira com Ipaam e Sema para realizar visitas para conhecer ainda mais a realidade dos municípios do interior do Amazonas.

 

Gabinete da Deputada Joana Darc (PR)

Texto: Assessoria da Deputada

Ariane Araújo (92) 99485-4095

Fotos: Fábio Romão (92) 98174-0647