Na manhã desta quarta-feira (15) os 48 estudantes que fazem parte da 12ª edição do Programa Parlamento Jovem (PPJ) puderam conhecer sobre a função da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM). Eles receberam a visita do defensor público Maurílio Casas Maia e do promotor de justiça Vitor Moreira da Fonseca, que conversaram com os deputados jovens sobre carreira, escolhas profissionais e a atuação de ambos dentro de cada instituição.

Mestre em Ciências Jurídicas, o defensor Maurílio Maia explicou aos alunos sobre a função da Defensoria Pública e também sobre os desafios de seguir a carreira de defensor público. “Quando você olha a nossa Constituição da República, que é a Lei Maior do país, você observa que a Defensoria tem uma responsabilidade com os necessitados. A Defensoria Pública não defende a lei; ela defende pessoas. O papel da Defensoria é olhar para o cidadão e defender os seus direitos”, pontuou Casas Maia.

Promotor de justiça do MP-AM há dez anos, Vitor Moreira da Fonseca é doutor em Direito e conversou com os estudantes sobre como ingressar na carreira de promotor de justiça. “É um prazer estar aqui hoje e poder falar para lideranças da juventude, porque primeiramente quero dizer que sou professor, além de promotor, e eu acredito na educação e sobretudo na educação pública, pois eu estudei em escola pública e fiz também a minha graduação em instituição pública”, compartilhou.

O promotor dividiu com os alunos que a paixão pelo Ministério Público começou quando ele era universitário e estagiava no órgão. “Eu entendi a função que tinha o Ministério Público e quando eu saí do meu estágio decidi que era isso que eu queria para a minha vida, defender a sociedade e seus interesses”, comentou Vitor.

Para o jovem parlamentar Lucas Roberto, o encontro foi de extrema importância para o conhecimento e a formação dos deputados jovens. “São dois braços do Estado brasileiro que ajudam a defender os direitos individuais e coletivos e nós podermos ter acesso às informações e funções de cada instituição é algo engrandecedor. Eu me sinto um privilegiado de estar na presença desses dois profissionais, conhecendo a atribuição da Defensoria Pública e do Ministério Público do nosso Estado”, afirmou Lucas.

 

Diretoria da Escola do Legislativo da Aleam

Texto: Giselle Campello

Fotos: Rubilar Santos

 

o