O Dia Mundial do Doador de Sangue foi comemorado nesta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com a homenagem a todas as pessoas e instituições que colaboram com a doação de sangue. A comemoração faz parte da campanha Junho Vermelho, cujo objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de sangue.

A Sessão Especial realizada na Assembleia Legislativa foi proposta pelos deputados Fausto Jr. (PV) e Mayara Pinheiro (PP), que homenagearam também a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

Durante a solenidade foram entregues diplomas aos doadores com maior assiduidade no Hemoam. Divididos entre as categorias Diamante, Ouro, Prata e Azul, os doadores foram aplaudidos pelos deputados, servidores do Legislativo e convidados do evento.

Entre as instituições que colaboram com o Hemoam na coleta de sangue estão o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Fundo de Promoção Social do Amazonas, igrejas Universal e Adventista do Sétimo dia, Assembleia Legislativa, Polícia Militar e UEA.

O deputado Fausto Jr disse que doar sangue representa o verdadeiro amor ao próximo. “Na maioria das vezes, doamos sangue a quem nem conhecemos”, afirmou o deputado. “Não existem máquinas que fabricam sangue, por isso a doação é a única forma de salvar vidas”, acrescentou.

A diretora presidente da Fundação Hemoam, Socorro Sampaio, explicou que a coleta de sangue permite a produção de quatro hemoderivados que ajudam no tratamento de pacientes. “Pessoas com leucemia precisam de tratamento que dura até dois anos, que é feito com derivados do sangue”, ressaltou a diretora.

Ela também destacou que em breve o Amazonas ganhará o Hospital do Sangue, cuja as obras estão 40% concluídas. “Estamos trabalhando para entregar o Hospital do Sangue até o final de 2020, que funcionará integrado ao Hemoam”, prevê a diretora.

 

Gabinete do Deputado Fausto Jr. (PV)

Texto: Assessoria do Deputado

Hugo Bronzere (92) 99239-6271

Foto: Noa Magalhães