Na manhã da última sexta-feira (05), uma comitiva da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) visitou a sede da Cavalaria da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) para conhecer o Programa de Equoterapia, método terapêutico e educacional que trabalha com cavalos e auxilia no tratamento de autistas e pessoas com deficiência.

Em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), a deputada estadual Joana Darc (PR), uma entusiasta da terapia com animais, foi conhecer o projeto e também convidou outros deputados, como a deputada Dra. Mayara Pinheiro e o deputado Dr. Gomes, que aproveitaram para ver de perto a estrutura da cavalaria onde são realizado os atendimentos da equoterapia.

Durante sua visita ao programa, Joana Darc ouviu as necessidades dos policiais e profissionais que atuam no projeto e se comprometeu, juntamente com os demais parlamentares, a destinar recursos para que o projeto alcance mais pessoas. “Eu fico muito feliz em ver que, mesmo com pouco, a Polícia se esforça para contribuir com a população através desse projeto tão lindo e significativo. Por isso, vou destinar recursos junto com os demais colegas e vamos montar uma força tarefa para que mais deputados possam ajudar também na ampliação da equoterapia. Sei o quanto é importante para uma dessas famílias que são atendidas e também para aquelas que estão na lista de espera”, disse a deputada.

De acordo com a Secretária da Seped, Viviane Lima, unir os poderes é o que vai fomentar o projeto. “Através desse apoio, e também de outras secretarias que estão abraçando o projeto junto conosco, e com a deputada Joana  vamos conseguir fazer com que os benefícios da equoterapia alcance muito mais pessoas e que a estrutura seja muito melhor para atender a todos que precisam”, declarou Viviane Lima.

A Equoterapia da PM já atendeu cerca de 700 pessoas e, de acordo com a 1º tenente e psicóloga do projeto, Daianne Veras, o apoio de cada deputado trará ampliação e crescimento para o projeto. “Hoje é um dia vitória pra nós, pois estamos recebendo aqui na Equoterapia autoridades que vão contribuir para que possamos melhorar e ampliar o nosso projeto. Isso para nós significa expansão, crescimento, pois com esses recursos vamos poder atender muito mais pessoas que precisam dessa terapia para ter mais qualidade de vida e também cuidar melhor dos nossos cavalos terapeutas e de toda estrutura que temos aqui”, comentou a Ten. Daianne.

 

Sobre o projeto

 

O Projeto de Equoterapia da Polícia Militar atende gratuitamente a comunidade amazonense e já beneficiou mais de 700 pessoas com a terapia com cavalos. O Projeto atende cerca de 10 crianças de segunda a sexta, totalizando 50 por semana. A equoterapia conta com suporte de uma equipe multidisciplinar com psicólogo, pedagogo, fisioterapeuta e educador físico. São atendidas pelo projeto, pessoas com  as seguintes patologias: Paralisia Cerebral, Autismo, Hiperatividade, Deficiência Auditiva, Síndromes de Down, de Asperg, West e outras.

 

 

Gabinete da Deputada Joana Darc (PR)

Texto: Assessoria da Deputada

Ariane Araújo (92) 99485-4095

Foto: Fábio Romão (92) 98174-0647