Nesta segunda-feira (12), a Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável (Camma), reuniu-se em Audiência Pública com órgãos ambientais, Organizações Não Governamentais (ONGs) de proteção animal e sociedade civil para discutir as medidas a serem tomadas para a destinação dos animais que estão no Zoológico do Tropical Hotel, que se encontra fechado há quase 3 meses.

A presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputada Joana Darc (PR), destacou no início da Audiência Pública a importância do evento. “São vidas de mais de 200 animais que estão sendo definidas aqui hoje, precisamos pensar com responsabilidade sobre o melhor destino e como podemos ajudá-los”, reforçou a deputada.

Durante a Audiência o administrador do hotel, Antônio Maglione informou que desde 2011 vêm tentando encontrar  destinação  para os animais. Ele informou ainda que o hotel não tem condições de permanecer com a posse dos animais silvestres pois, segundo Antônio, são gastos cerca de R$ 1 Milhão de reais por ano com  as despesas destes.

O responsável técnico do Zoológico do Tropical, o biólogo Nonato Amaral, informou que um plano de ação está sendo desenvolvido com a ajuda do  Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), para que os animais do zoo sejam remanejados de forma segura, garantindo o bem estar destes.

De acordo com o Gerente de Fauna do Ipaam, Marcelo Garcia, o Instituto já está em tratativas com algumas instituições ambientais e mantenedores particulares que irão receber os animais destinados. De acordo com Marcelo, dos 234 animais, quase 200 já estão com destinação garantida. “Já temos encaminhados alguns animais que estão com destinação fechada, destes são 6 araras e 4 papagaios que serão adotados por um mantenedor particular. Os demais nós já estamos com tratativas em andamento com algumas instituições que irão receber os animais que são mais fáceis de se adaptar”, informou o gerente de fauna do Ipaam.

 

Encaminhamentos

 

Dada a decisão do hotel, a deputada Joana Darc, definiu que será criado uma comissão técnica que irá acompanhar a legalidade  do processo de manejo dos animais. “Serão órgãos ambientais, biólogos, médicos veterinários, ONGs juntamente com a Comissão de Meio Ambiente  da Aleam que irão acompanhar a destinação dos animais, a legalidade do manejo, e verificar todos os procedimentos, sempre garantindo o bem-estar e a segurança dos animais. Essa é a nossa principal preocupação”, declarou a presidente da Comissão de Meio Ambiente.

Na próxima semana será realizada a primeira reunião deste corpo técnico para  verificar o andamento dos trâmites do remanejo e na oportunidade o Ipaam irá apresentar um relatório com informações sobre os possíveis locais para onde serão destinados os animais.

Outro encaminhamento solicitado na Audiência foi o esclarecimento, por meio de Nota oficial, sobre os alimentos arrecadados em campanhas de mobilização pela internet para os animais do Zoológico do Tropical e ainda sobre as falsas notícias que circularam na internet nas últimas semanas.  A nota oficial deverá ser publicada até a próxima sexta-feira (16), através da imprensa e redes sociais do Hotel.

 

 

Gabinete da Deputada Joana Darc (PR)

Texto: Assessoria da Deputada

Ariane Araújo (92) 99485-4095

Foto: Fábio Romão (92) 98174-0647