Começou nesta segunda-feira (10), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a quarta turma do projeto Formação em Atividade Legislativa (FAL), desenvolvido pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso. Essa turma é formada por servidores e vereadores dos municípios de Barcelos (399 km), Juruá (674 km), Itapiranga (227 km), Envira (1.208 km), Alvarães (531 km) e Beruri (173 km).

O FAL tem como objetivo oferecer cursos de qualificação para vereadores, prefeitos e servidores públicos dos municípios do interior do Amazonas, para que possam melhor atender à população. Essa postura vem ao encontro da postura da 19ª Legislatura da Aleam de se aproximar da sociedade e aprimorar o atendimento do serviço público em todo o Estado.

O vereador de Envira, Francisco Alves da Costa (Podemos), explica que o curso é de grande importância, porque o município é carente e os cursos voltados à área de administração pública são inexistentes. “Volto para lá, ao lado de meus companheiros de Câmara Municipal, com o espírito renovado através desse conhecimento adquirido nesse curso. Voltamos também para repassar esse conhecimento aos colegas que não puderam estar aqui conosco”, avaliou.

O professor Elisson Lima, analista de controle da Aleam, afirmou que a iniciativa da Casa Legislativa de prestar formação e atualização aos servidores públicos, secretários e vereadores é absolutamente necessária, para que haja uma especialização em Orçamento Público e assim melhorar a prestação de serviços que as Câmaras Municipais oferecem. “Existem municípios muito distantes, que não têm uma oportunidade de receber esses conhecimentos e esses cursos são fundamentais para que o público-alvo se atualize nos temas aqui abordados”, explicou.

 

Diretoria da Escola do Legislativo da Aleam

Texto: Alessandro Cavalcanti

Foto: Elisa Garcia Maia