Pautada na proposta de desenvolver a inclusão das minorias, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, iniciou, na tarde desta segunda-feira (9), o curso Libras Básico I, ministrado pelo facilitador Marlinson Barral Azevedo. As aulas acontecem até a próxima sexta-feira (13), das 14h às 17h, na Sala 1 do braço educacional do Poder Executivo.

De acordo com Marlinson Barral, o objetivo do curso é capacitar o público em geral e os servidores da Aleam, proporcionando a inclusão no âmbito do Poder Legislativo, com um atendimento de qualidade aos deficientes auditivos. “Sempre estamos tendo pessoas surdas visitando a Casa durante os eventos. Desta forma, é muito importante que um policial militar, um recepcionista, um servidor saiba dar um oi, um bom dia, ou transmitir uma orientação a uma pessoa surda”, afirmou o professor.

O conteúdo transmitido nos cinco dias de aulas abrangerão estudos teórico e prático. Inicialmente os alunos aprenderão o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais. Em seguida, participarão de oficinas de grupos de conversações, conforme informou o orientador, que é tradutor de libras da TV Aleam. Na avaliação de Marlinson Barral, com a realização do curso Libras Básico I, a Casa Legislativa, através do seu presidente, deputado estadual Josué Neto (PSD), promove um grande exemplo de estímulo e incentivo a uma causa nobre e tão em evidência na atualidade.

Entre os 50 inscritos no curso, a estudante de Pedagogia, Edilene Matias de Souza, disse que a capacitação é um complemento ao que ela estudou na faculdade. “Com certeza, vem enriquecer meu currículo”, ressaltou Edilene. Já a professora de Geografia, Ingrid Farias de Oliveira, revelou que buscou o curso devido ao interesse que tem pela inclusão. “Eu projeto me profissionalizar na área”, confessou Edilene, que tem interesse em se especializar em Libras.

Além de Libras Básico I, teve início ainda nesta segunda-feira na Escola do Legislativo os cursos de Ciclo de Licitação: a contratação de serviços – licitar, dispensar ou inexigir a licitação?; Cidadania: Direitos Civis, Políticos e Sociais e a Função do Estado e Planilha Básica e Avançada. O curso Libras Básico I é pré-requisito para o curso Libras Básico II, que em breve será oferecido pela Escola do Legislativo.

 

 

Diretoria de Comunicação da Aleam

Texto: Edvanildo Lobo

Foto: Elisa Garcia Maia