A Mensagem Governamental nº 120/2019 enviada pelo Poder Executivo à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) dominou os debates na Sessão Ordinária desta terça-feira (8), realizada no Plenário Ruy Araújo. Na Mensagem o Governo do Estado solicita autorização do Aleam para utilizar recursos da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) para pagar o 13º salário dos servidores públicos estaduais.

O deputado Álvaro Campelo (Progressistas) se posicionou favorável à matéria e pediu que a mesma entre em pauta o mais breve possível. “Nada mais justo que o funcionalismo público receba o que tem direito”. A deputada Joana Darc (PL), líder do Governo na Assembleia, pediu apoio dos parlamentares para aprovação da proposta.

Declarando seu posicionamento contrário, o deputado Wilker Barreto (Podemos) afirmou não concordar em razão de o Executivo apresentar receitas superavitárias, porém as contas estão em colapso. “Nunca vi isso na história do Amazonas”, declarou, falando que o povo amazonense elegeu o governador Wilson Lima (PSC) o elegeu em nome da esperança, e não “para que ele saqueasse os recursos do povo”.

A eleição dos Conselheiros Tutelares, realizada no último domingo (6), foi tratada pelo presidente da Aleam, Josué Neto (PSD). O presidente falou da importância dos conselheiros na defesa dos direitos e bem-estar das crianças e adolescentes. “A Aleam, através da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, realizou um curso de capacitação para os candidatos a conselheiros, com aulas sobre legislação, informática e língua portuguesa”, explicou. O presidente informou ainda que o Parlamento está trabalhando em um curso de formação para os conselheiros eleitos.

O deputado Roberto Cidade (PV) também falou sobre a eleição para conselheiros tutelares, porém, o parlamentar alertou para a possibilidade de cancelamento da eleição em razão de denúncias sobre possíveis irregularidades na apuração dos votos.

Os deputados Adjuto Afonso (PDT) e Fausto Jr (PV) falaram sobre suas participações na 41ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), em Manaus; e os Festejos de São Francisco de Assis, no município de Eirunepé (1.116 km distante de Manaus), respectivamente.

Adjuto Afonso parabenizou o Governo do Estado pela realização da Expoagro, que há seis anos não era realizada. Segundo Afonso o evento muito contribui para a economia do Estado. “Foram registrados R$ 78 milhões em financiamentos, 73 operações de crédito rural, por exemplo”, destacou o deputado, lembrando a presença de várias cooperativas que geraram emprego e renda.

O deputado Fausto Jr. falou da visita ao município de Eirunepé e chamou atenção ao fato de que festas tradicionais nos municípios são um exemplo de economia criativa, utilizando o turismo como gerador de emprego e renda, movimentando os hotéis, restaurantes e transportes da cidade.

 

 

Diretoria de Comunicação da Aleam

Texto: Joyce Campos

Foto: Danilo Mello/Aleam