Dando continuidade às articulações para definir a situação do Distrito Industrial de Micro e Pequenas Empresas (Dimpe), o deputado Adjuto Afonso (PDT) participou nesta terça-feira, 8, de uma reunião na sede da reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), acompanhando os representantes da Associação das Indústrias Concessionárias do Dimpe, Mario Fogaça e Schubert Pinto.

O parlamentar vem desde o ano de 2016 acompanhando o Dimpe na luta por um projeto de reestruturação de modelo econômico de gestão, que atenda aos integrantes e à população. A regência atual está sob a responsabilidade da UEA, porém, faz-se necessário uma gestão de negócios que impulsione as atividades.

“Nós queremos encontrar um caminho para o Dimpe, é um Distrito pouco explorado, digamos assim, dois galpões inclusive, incendiaram, outros não estão alugados. A UEA está dando uma grande contribuição de repaginar o Dimpe, mas não pode ficar na estrutura da UEA porque a mesma não é para administrar, mas pode ajudar muito outro órgão do governo, que pode ser a ADS (Agencia de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas), com consultoria, etc”, disse o deputado.

A proposta apresentada pelos técnicos da UEA, sob o comando do vice-reitor, Cleto Leal, propõe duas vertentes de direcionamento para o Dimpe: uma gestão de negócios sob a regência da ADS e o apoio e intervenção pedagógica e de pesquisa, sob a regência da UEA.

A partir desse modelo institucional, o Dimpe poderá ficar habilitado e enquadrado como modelo de Parque Industrial Ecológico (PIE); receber aporte de programas prioritários de PD&I da Superintendência da Zona Franca de Manaus; dentre outros. “Muito boa a reunião, proveitosa, estamos avançando e eu espero que até o final do ano possamos encontrar uma solução para o Dimpe, que tá gerando emprego e renda para o nosso povo”, disse o parlamentar.

O deputado Adjuto Afonso, que defende os interesses das micros e pequenas empresas desde o seu primeiro mandato, se colocou à disposição para articular, ainda, Emenda Parlamentar, que contribua para alavancar o distrito.

O próximo passo será discutir o Decreto e o Plano de Trabalho efetivo para o distrito, em reunião a ser agendada na UEA.

 

 

Gabinete do Deputado Adjuto Afonso (PDT)

Texto: Assessoria do Deputado

Nívia Rodrigues (92) 99983-6147 / 3183-4579

Foto: Ney Xavier