Após discussão geral e votação única, foi aprovado por unanimidade, na manhã desta terça-feira (15), o Projeto de Lei (PL) Nº 521/2019, de autoria do deputado estadual Cabo Maciel (PL), que concede o Título de Cidadão do Amazonas ao General e vice-presidente da República Antonio Hamilton Martins Mourão, com pareceres favoráveis da Comissão Especial e da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Na justificativa do projeto o presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Cabo Maciel, destaca que o vice-presidente é de “ascendência indígena”.

Hamilton Mourão (1953) é um general da reserva do Exército Brasileiro (EB) e vice-presidente da República no governo de Jair Bolsonaro. Nascido em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no dia 15 de agosto de 1953, filho dos amazonenses Antonio Mourão, general de divisão, e de Wanda Martins Mourão.

Em sua propositura Cabo Maciel destaca que Hamilton Mourão ingressou no Exército em 26 de fevereiro de 1972, na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, no Rio de Janeiro. Foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Artilharia em 12 de dezembro de 1975.

Durante muito tempo, foi instrutor na Academia Militar das Agulhas Negras. Fez curso de formação, de Aperfeiçoamento, de Altos Estudos Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e o curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército. Fez cursos de Paraquedista, Mestre de Salto e Salto Livre e de Guerra na Selva.

 

 

Gabinete do Deputado Cabo Maciel (PL)

Texto: Assessoria do Deputado

Jerson Aranha (92) 99156-0879

Foto: Paulo Ferraz (92) 99425-2514