O abandono de animais é uma prática cada vez mais frequente no Amazonas. Nestas épocas que antecedem as férias de fim de ano, o problema aumenta já que as pessoas acabam comprando um animal por impulso para presentear membros da família, no entanto, o presente nem sempre é bem-vindo ou viável para aquela residência.

Para tentar amenizar essa realidade, a deputada Joana Darc (PL), propôs a criação da campanha “Dezembro Verde” no Estado, por meio da Lei 4.898 de 30 de julho de 2019 que faz parte do Calendário Oficial do Amazonas.

Para dar início a programação será realizada nesta terça-feira (3), a partir das 18h,  a solenidade de abertura oficial, com acendimento das Luzes Verdes no hall da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). “Todos os dias eu e minha equipe recebemos centenas de pedidos de ajuda de várias partes da cidade e de outros municípios, para resgatar animais que foram abandonados em algum local. É muito comum vermos ninhadas inteiras de cães ou gatos serem descartados em feiras, parques ou praças, em frente a clínicas veterinárias e pet shops, e muitos outros lugares. Por isso, ressalto o tamanho da relevância desta campanha de combate e conscientização para a sociedade civil”, destacou a deputada.

A primeira edição do Dezembro Verde no Amazonas será realizada através da Comissão de Meio Ambiente Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável (Caama) da Aleam, presidida por Joana Darc. E terá como objetivo incentivar a prevenção ao abandono dos animais, propagando o tema e aplicando recursos visuais de impacto, sensibilizar que o abandono de animais é uma conduta criminosa, que além de ser um ato cruel que pode levar o animal abandonado a óbito e ainda colaborar positivamente para reduzir o índice de acidentes com os animais.

“São muitos animais abandonados, perdidos ou em situação de rua no nosso Estado, não existe uma estimativa precisa, mas é visível nas ruas de Manaus e também nos municípios. Por isso, precisamos conscientizar as pessoas sobre o abandono de animais. Isso porque, mesmo sendo considerado crime, esse ato acontece com frequência no país” ressaltou a parlamentar.

 

Ações na Capital e no interior

 

Diversas ações serão realizadas durante o mês de dezembro para que o objetivo da campanha seja alcançado. Serão realizadas, palestras em escolas públicas, blitz e ações de conscientização em várias zonas da capital e interior, principalmente em locais que servem pontos habituais de abandono. Além de Manaus, mais 11 municípios do estado estarão participando do Dezembro Verde, são estes: Coari, Lábrea, Manacapuru, Manicoré, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Tabatinga, Tefé e Itacoatiara. As ações contarão com apoio de voluntários em todo.

“Estamos contando com o apoio de vários parceiros do interior, para que as ações de conscientização cheguem até as comunidades. Precisamos falar de abandono, e de medidas preventivas para que isso diminua no nosso Estado”, explicou a parlamentar.

As ações do Dezembro Verde contarão com apoio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), Batalhão Ambiental e Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) da Polícia Militar do Amazonas.

 

Programação:

 

  • Blitz no Hall da Aleam e Gabinetes para conscientização sobre o Dezembro Verde.

 

  • Solenidade de Abertura com acendimento das luzes verdes no prédio da Assembleia Legislativa do Amazonas. Com a presença de Deputados, convidados e seus pets.

 

  • Palestras e distribuição de material informativo nos Centro de Educação de Tempo Integral Gilberto Mestrinho (Educandos)

 

  • Blitz Terminal de Integração 3 – Cidade Nova:  Panfletagem e distribuição de material de conscientização sobre abandono de animais.

 

  • Blitz nas Feiras da Banana, da Melancia, Feira do Coroado – Panfletagem e distribuição de material de conscientização sobre abandono de animais, além da afixação de cartazes no local.

 

  • Blitz Terminal de Integração 1 – Constantino Nery:  Panfletagem e distribuição de material de conscientização sobre abandono de animais.
  • Blitz Clínicas Veterinárias e Pet Shops –  Panfletagem e distribuição de material de conscientização sobre abandono de animais, além da afixação de cartazes no local.
  • Blitz Terminal de Integração 2 – Cachoeirinha:  Panfletagem e distribuição de material de conscientização sobre abandono de animais.

 

  • Blitz Terminal de Integração 4 – prox. a Feira do Produtor:  Panfletagem e distribuição de material de conscientização sobre abandono de animais.

 

  • Blitz Centro comercial de Manaus – Centro:  Panfletagem e distribuição de material de conscientização sobre abandono de animais.

 

  • Ação de conscientização Infantil – Largo São Sebastião – Distribuição de Material de conscientização e realização de atividades lúdicas com crianças.

 

OBs: As atividades nos municípios do Interior serão desenvolvidas por ONGs e parceiros com material de conscientização, cartazes, e atividades lúdicas relacionadas ao tema.

 

 

Gabinete da Deputada Joana Darc (PL)

Texto: Assessoria da Deputada

Ariane Araújo (92) 99485-4095

Foto: Fábio Romão (92) 98174-0647