Uma Audiência Pública para debater e propor solução para a questão dos concursados da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (ADAF) e uma Sessão Especial em homenagem aos 40 anos do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM), marcaram as atividades na manhã desta sexta-feira (6), no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

A concurso da ADAF, realizado em 2018, ofertou 208 vagas para o provimento no quadro de pessoal da autarquia, distribuídas em cargos de níveis fundamental, médio e superior e teve o resultado final e a classificação homologados no dia 29 de maio de 2019. Devido a dificuldades financeiras no Estado, com a folha de pagamento fora do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), os concursados ainda não foram convocados para assumir os cargos.

Na Audiência Pública esta e outras questões foram debatidas, culminando com a proposta da líder do governo, deputada Joana Darc (PL), de formar uma comissão paritária com o governo, concursados e deputados, para construir um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) e estabelecer um cronograma de chamada dos aprovados. O presidente da Federação da Agricultura do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, definiu a questão como de grande interesse para o Amazonas em curto prazo.

Sob a presidência do deputado Saulo Vianna (PPS), foram recebidos no Plenário os secretários de Estado da Fazenda (Sefaz), Alex Del Giglio, e de Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães Junior, além do diretor presidente da ADAF, Alexandre Araújo.

 

Sinduscon

 

Na homenagem prestada aos dirigentes do Sinduscon, o deputado Adjuto Afonso (PDT) destacou o setor da construção civil como um dos grandes responsáveis pela geração de empregos e desenvolvimento no Amazonas, opinião compartilhada pelo presidente da entidade, Frank do Carmo Souza, e pelo diretor presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Cláudio Guenca. Um vídeo institucional  mostrou que cada obra é resultado do trabalho de empresas comprometidas com a construção de uma cidade mais humana.

O presidente Frank do Carmo Souza recebeu, das mãos do deputado Saullo Vianna e do deputado Adjuto Afonso, uma placa comemorativa aos 40 anos do Sinduscon. Indicados pelo sindicato, os ex-presidentes Pauderley Avelino(1997 a 2003), Joaquim Auzier de Almeida (2003 a 2009), Eduardo Jorge de Oliveira Lopes (2009 a 2015) e mais três empresários do setor da construção foram entregues certificados comemorativos.

 

 

Diretoria de Comunicação da Aleam

Texto: Isaías Oliveira

Foto: Alberto César Araújo