O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM) recebeu na manhã desta sexta-feira, 6, uma homenagem na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), pela passagem do 40º aniversário da entidade. A iniciativa foi do deputado Adjuto Afonso (PDT) que ressaltou o setor como propulsor do mercado de trabalho no Amazonas.
Em Sessão Especial presidida pelo deputado Saullo Vianna (PPS), que contou com um seleto grupo empreendedor atuante no setor, o deputado Adjuto Afonso justificou em seu pronunciamento a iniciativa da homenagem.

“Prestamos essa homenagem a um setor que gera emprego no Amazonas. O Sinduscon, ao longo desses 40 anos vem contribuindo com o desenvolvimento. Sabemos a importância do sindicato em nível de emprego, que agrega empreendedores que constroem nesse Estado. O setor representa 6,4% do Produto Interno Bruto nacional, só no Amazonas a Construção Civil totalizou mais de 10 mil vagas de emprego nos últimos três anos, e, o setor emprega cerca de 80 mil pessoas direta e indiretamente”, destacou o deputado Adjuto Afonso.

Frank do Carmo Souza, presidente do Sinduscon, agradeceu pela homenagem e confirmou que o setor da construção civil é hoje a mola propulsora da economia, apesar das dificuldades enfrentadas.

“Quero agradecer ao nosso amigo, deputado Adjuto Afonso, autor da propositura, e dizer que ficamos muito felizes por esse reconhecimento ao setor da construção civil, você está sempre próximo das nossas ações. A construção civil é a mola propulsora da economia, nós com pouco dinheiro fazemos muito, e a gente tá aqui pra fazer a coisa girar e ir em frente. Temos muitas dificuldades, e uma delas é a burocracia. Temos um comitê de desburocratização e a gente discute muito porque o Estado não participa desse comitê ou de uma forma conjunta criar um comitê de desburocratização no Estado”, disse o presidente.

Durante a solenidade, alguns profissionais do sindicato foram homenageados, começando pelos ex-presidentes: José Nasser, Pauderley Tomaz Avelino, Joaquim Auzier de Almeida, Eduardo Jorge de Oliveira Lopes, além de Frank do Carmo Souza, atual presidente. Ainda, José Porfírio Chagas Saldanha, Romero Reis e Robério Linhares Arruda, pelos serviços prestados ao setor.

Compuseram a mesa, ainda, Claudio Guenka, presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb); Ataliba David, presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA); Nelson Azevedo, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam); Marcelo de Almeida, diretor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM); Jean Faria, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM); Manoel Joaquim Oliveira, superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-AM); Francisco de Assis, presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon); Alderglan Teles, gerente regional de Habitação da Caixa Econômica; Marcelo Tavares, gerente geral do Banco do Brasil; e, Júlio Afonso, gerente regional do Bradesco. A deputada Joana Darc (PL) também acompanhou a solenidade.

Gabinete do Deputado Adjuto Afonso (PDT)

Texto: Assessoria do Deputado

Nívia Rodrigues (92) 99983-6147 / 3183-4579