Após o governo do Amazonas anunciar que vai contratar, a partir dessa quarta-feira (8), três mil técnicos de enfermagem para trabalhar na rede pública de Saúde, o deputado estadual Fausto Jr. cobrou do governo a contratação dos antigos profissionais de Regime Especial Temporário (RET), que prestavam serviços à Secretaria de Saúde (Susam).

Por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, o deputado Fausto Jr. defende que o Estado dê oportunidade aos cinco mil profissionais de saúde que já atuavam nos hospitais e prontos-socorros do Estado.

“Estes profissionais já trabalhavam na Saúde Pública, sendo contratados por meio do Regime Especial Temporário (RET), e posteriormente foram substituídos pelas cooperativas médicas”, explica o deputado.

No final do ano passado, o governo rescindiu o contrato com as cooperativas e anunciou que contrataria diretamente os profissionais de saúde por meio de um processo seletivo simplificado.

Esse processo dá prioridade os profissionais que prestavam serviços à secretaria de Saúde por meio das cooperativas.

“Queremos que nesse processo seletivo sejam incluídos os profissionais temporários que foram demitidos sem qualquer direito trabalhista ou reconhecimento profissional, para dar lugar às cooperativas”, acrescentou Fausto Jr.

O parlamentar destaca que devolver o emprego aos profissionais do RET é garantir o retorno da qualidade dos serviços médicos oferecidos à população. “Quando os RETs foram substituídos pelas cooperativas médicas houve uma queda na qualidade dos serviços em hospitais e prontos-socorros”, lembra o deputado.

“Nosso objetivo é devolver à população o atendimento médico de qualidade, por isso defendo a recontratação dos profissionais do Regime Especial Temporário”, conclui Fausto Jr.

O parlamentar se comprometeu em conversar com o governador Wilson Lima para defender a recontratação dos RETs, que seriam reincorporados à secretaria estadual de Saúde.

 

 

Gabinete do Deputado Fausto Jr. (PV)

Texto: Assessoria do Deputado

Hugo Bronzere (92) 99239-6271

Foto: Noa Magalhães