A Escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), divulgou o balanço de suas atividades em 2019. Foram cerca de 2.400 ações, entre cursos de capacitação, palestras, programas de educação e cidadania, além da pós-graduação latu sensu, alcançando mais de 10 mil pessoas que participaram das atividades realizadas pela Escola.

De fevereiro a novembro deste ano, mais de dois mil participantes e servidores públicos foram capacitados em cursos de Regimento Interno, Técnicas Legislativas, Redação Legislativa, Elaboração de Projetos de Lei, Gestão, Direito Parlamentar Brasileiro, Função Fiscalizatória da Aleam, Direito Constitucional, Informática, Lei de Responsabilidade Fiscal, Licitação, Qualidade na Gestão Pública, Direito Eleitoral, entre outros.

A Gerência de Educação Cidadã atendeu até novembro de 2019 mais de 8 mil pessoas, entre crianças e jovens nos programas Parlamento Jovem, Conhecendo o Legislativo e as palestras de Educação Cidadã.

Por meio do projeto Escola Itinerante, que transmite telecursos ao vivo para salas de aula nas unidades da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), foram atendidos quase 200 estudantes. Ao longo dos três anos de existência do programa, já foram beneficiados 1.592 alunos.

Implantado em 2019, o programa Formação em Atividade Legislativa (FAL) oferece cursos presenciais a prefeitos, vereadores, procuradores, técnicos e assessores dos poderes Legislativo e Executivo municipais. Nesse ano, 112 agentes públicos receberam formação em cursos de Legística, Fiscalização do Executivo, elaboração de pareceres e Projetos de Lei, Orçamento Público, Direito Eleitoral, entre outros.

A Escola do Legislativo foi criada com o intuito de oferecer capacitação técnico-profissional aos servidores públicos do Amazonas, qualificando-os para melhor atender a população do Estado, tanto oferecendo um atendimento de excelência ao público, como também atuando no desenvolvimento de programas e Projetos de Lei.

 

 

Diretoria de Comunicação

Foto: Danilo Melo