O município de Itacoatiara terá aporte financeiro para a construção de um Hemonúcleo, unidade de hemoterapia, garantido em emenda parlamentar apresentada pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB) ao Orçamento Estadual de 2020, destinando à Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), recursos no valor de R$ 1 milhão para a execução da obra.

O Hemonúcleo é dotado de estrutura para fazer exames laboratoriais de baixa e média complexidade, diagnóstico rápido, coleta, fracionamento e transfusão de sangue. O projeto da Fundação Hemoam é expandir o serviço para o interior do Estado e, este ano, deverá inaugurar a primeira unidade, no município de Coari.

Em visita ao Hospital do Sangue, em 2019, a deputada Therezinha Ruiz conheceu a importância do projeto, e assumiu o compromisso, junto à diretora e médica hematologista da Fundação, Socorro Sampaio, de apoiar as ações para levar o serviço de hemoterapia para o interior.

“Como um dos municípios mais populosos do Amazonas, Itacoatiara precisa atender a demanda de casos de pacientes que necessitam, muitas vezes com urgência, de doação de sangue, de exames e de outros serviços tão essenciais para salvar vidas”, destaca Therezinha Ruiz.

A expectativa da deputada é contribuir para que a população de Itacoatiara tenha acesso ao tratamento e aos serviços, na própria cidade, evitando assim o deslocamento do pacientes até Manaus em busca de atendimento no Hemoam, sobretudo em casos emergenciais em que a pessoa corre risco de morte.

De acordo com a Fundação Hemoam, os Hemonúcleos ampliarão a capacidade de coleta de sangue, e devem descentralizar a demanda no atendimento aos pacientes e no cadastro para doadores de medula óssea. O projeto prevê a construção das unidades em Tabatinga, Itacoatiara, Manacapuru, Humaitá, Parintins, São Gabriel da Cachoeira e Tefé.

 

 

Gabinete da Deputada Therezinha Ruiz (PSDB)

Texto: Assessoria da Deputada

Gabinete (92) 3183-4541