Diante da pandemia do coronavírus (Covid-19), o deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) apresentou na manhã desta quarta-feira (25), durante Sessão Plenária virtual, Requerimento com indicativo ao Governo do Estado do Amazonas para a priorização do pagamento de auxílio social a pacientes em tratamento de tuberculose no Amazonas, em especial os idosos. A proposta, que deve ser votada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nos próximos dias , visa o pagamento de auxílio no valor de R$ 200 (duzentos reais) para 50 mil famílias pelo período de três meses ou enquanto durar o período de isolamento social.

Bessa, que é presidente da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento e Defesa dos Direitos das Pessoas com IST/HIV/AIDS e Tuberculose (Frendhat) da Aleam, explicou que o Amazonas é um dos estados com maior número de pessoas acometidas pela tuberculose. “O nosso estado é um dos maiores com número de pacientes com tuberculose do país. A doença afeta principalmente os pulmões, principal preocupação nesse momento de pandemia. Precisamos garantir que essas pessoas tenham condições que seguir o tratamento e o isolamento social”, destacou o parlamentar.

O deputado explicou, ainda, que em 2019 a cidade de Manaus liderou os casos de tuberculose. “No ano passado mantivemos a triste liderança com mais de 2 mil casos na capital, segundo a Secretaria de Saúde. Não podemos permitir que esse quadro se agrave com a chegada da covid-19”, finalizou.

 

 

Gabinete do Deputado Carlinhos Bessa (PV)

Texto: Assessoria do Deputado

Emerson Benevides (92) 99124-0016

Rafael Simões (92) 99102-9790