Após ter sugerido ao governador, Wilson Lima (PSC), fechar parcerias com hotéis para hospedar profissionais da área da saúde que lidam diariamente com a situação da pandemia por coronavírus (Covid-19), o deputado estadual Felipe Souza (Patriota) publicou um vídeo nas redes sociais nesta segunda-feira (23), pedindo que o estado utilize espaços como a Arena da Amazônia, o estádio Ismael Benigno (Colina) e até o Hotel Tropical, como hospitais de campanha para atender pacientes vítimas da doença. No vídeo, o parlamentar ressalta ainda que, no Amazonas e no Brasil, não há leitos suficientes para atender toda a população que possivelmente irá se contaminar com o novo coronavírus.

“É preciso aproveitar esse momento de quarentena para governo e prefeitura se mobilizarem atrás de mais leitos” salientou o deputado, e deu ainda outros exemplos de países que também passam pela pandemia, “na Itália muitos têm morrido por falta de leitos para atender, na Alemanha muitos estão contaminados com o vírus, mas lá há leitos suficientes para a população e o número de mortes é baixíssimo” esclareceu Felipe.

Na tarde desta quarta-feira (25), o pedido foi formalizado através de requerimento, solicitando ao governador o reforço de leitos nas unidades esportivas da capital, tais como: Arena da Amazônia, Estádio Ismael Benigno (Colina), Arena Amadeu Teixeira e Estádio Carlos Zamith. Devido a pandemia por coronavírus as atividades nesses lugares estão suspensas. A propositura foi aprovada em reunião virtual da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e agora espera decisão do Estado.

Felipe Souza ressalta no documento que caso a propositura seja coloca em prática pelo Governo, se dará um grande passo para o descongestionamento nos hospitais, montando estruturas de leitos em tempo hábil e a baixo custo.

 

Coronavírus (Covid-19)

 

O Brasil tem 46 mortes e 2.201 casos confirmados por coronavírus. No Amazonas foi registrado na noite desta terça-feira (24), uma morte ocasionada pelo vírus. A vítima morava em Parintins, município distante 369 km de Manaus, tinha 49 anos e sofria de hipertensão arterial sistêmica. A morte foi confirmada no início da noite no Hospital e Pronto Socorro (HPS) Delphina Aziz, na Zona Norte de Manaus.

Conforme o último levantamento, o estado concentra 47 casos confirmados da Covid-19, sendo 45 na capital e dois em Parintins, sendo que um desses casos no município resultou na primeira morte de um brasileiro fora da Região Sudeste.

 

 

Gabinete do Deputado Felipe Souza (Patriota)

Texto: Assessoria do Deputado

Paula Araújo Brandão

Foto: William Rezende