Na manhã desta quarta-feira (25), um Projeto de Lei (PL) de autoria do deputado Estadual Felipe Souza (Patriota) foi aprovado por unanimidade em votação virtual pela Assembleia Legislativa do Amazonas (PL). O projeto visa a sanitização (desinfecção) de locais fechados de acesso coletivo, públicos ou comerciais, climatizados ou não, em todo o estado do Amazonas.

O projeto foi bastante elogiado por boa parte dos parlamentares, Álvaro Campelo (Progressista) disse que a iniciativa colabora com as ações de combate ao novo coronavírus (Covid-19). Sinésio Campos (PT) ressaltou que o projeto tramita na casa desde 2019 e disse ser de extrema relevância principalmente neste momento, o deputado João Luiz (Republicanos) lembrou que através dessa legislação doenças futuras também serão evitadas.

O deputado Dr. Gomes (PSC) deu exemplos de lugares bastante frequentados pela população e que agora, a partir dessa lei, estariam livres da propagação de vírus infectocontagiosos, o deputado Augusto Ferraz (DEM) ressaltou que o ambiente organizacional também seria beneficiado, o deputado Cabo Maciel (PL), relator da matéria, também parabenizou Felipe Souza e incentivou a todos que proponham propostas tão importantes como essa. Josué Neto, presidente da casa, disse que o deputado Felipe anteviu os acontecimentos e falou que o parlamentar é um homem a frente do seu tempo, a deputada Alessandra Campelo (MDB) concordou com Josué.

O parlamentar, agradeceu a todos e ressaltou que o projeto passou por todas as comissões da Casa, ele disse ainda que a propositura ganhou um valor ainda mais alto por conta da pandemia vivida atualmente. Felipe destacou também que na China e na Europa, esse processo já vem sendo adotado no combate ao vírus que assola a humanidade. “Outro aspecto que deve ser levado em consideração neste projeto, é a questão da qualidade do ar. Além é claro, dessa higienização proporcionar mais segurança ao público frequentador desses locais, prevenindo, controlando e combatendo o surgimento e proliferação de diversos microorganismos nocivos à saúde, incluindo, principalmente, esse novo coronavírus; o projeto também tem outra medida muito eficaz, a promoção de um ar mais limpo, puro e de mais qualidade” esclareceu o Felipe.

As principais doenças que podem proliferar-se nesses espaços como: ônibus, postos de saúde, escolas, e vários outros de convívio público, levando em consideração especialmente nosso clima, são: asmas, rinites, bronquites, gripes, resfriados, pneumonias, Covid-19.

A Lei 665/2019 entra em vigor assim que publicada no Diário Oficial.

 

 

Gabinete do Deputado Felipe Souza (Patriota)

Texto: Assessoria do Deputado

Paula Araújo Brandão

Foto: William Rezende